A LAN Airlines registrou maior movimento de passageiros no mês de outubro, conforme o último relatório estatístico divulgado pela empresa. Em relação ao mesmo período do ano anterior, o tráfego de passageiros aumentou 16% e a capacidade cresceu em 11,3%. Como resultado, o fator de ocupação subiu 3,3 pontos percentuais, atingindo 83,5%. O tráfego internacional de passageiros representou aproximadamente 70% do total.
O movimento nos voos internacionais (passageiros/km) aumentou 17,7% e a capacidade 12%. Consequentemente, o fator de ocupação cresceu 4,1 pontos percentuais, alcançando 84,8%. A capacidade nas rotas de longa distância cresceu impulsionada principalmente pelo aumento das operações para Europa e Estados Unidos, assim como em certas rotas regionais.
Já o tráfego doméstico de passageiros no Chile, Argentina, Peru e Equador, medido em passageiros/km, teve aumento de 11,9% e a capacidade cresceu 9,8%, o que levou o fator de ocupação a subir 1,6 pontos percentuais, chegando aos 78,1%.
Devido à recuperação dos mercados de importação na América Latina – impulsionada pelo Brasil – e ao crescimento das operações na Europa – com a frota de Boeing 777F – foi registrado um aumento de 18,5% no tráfego de carga; a capacidade subiu 18,1% (comparada com outubro de 2009), gerando uma elevação de 0,2 ponto percentual no fator de ocupação, atingindo 71%. Esse crescimento deve-se, também, ao início das operações de carga domésticas para Recife e Fortaleza, através da filial da LAN Cargo no Brasil: ABSA.