Latam Argentina encerra suas operações

O Grupo Latam Airlines informou que a Latam Airlines Argentina encerrou hoje suas operações, tanto de passageiros quanto de cargas.

O encerramento ocorre devido as condições atuais, agravadas pelos impactos da pandemia do COVID-19 e pela dificuldade de construir acordos estruturais com os atores da indústria local, não sendo possível visualizar um projeto viável e sustentável a longo prazo.

“É uma notícia lamentável mas inevitável. Hoje a Latam deve focar na transformação do Grupo para se adaptar à aviação no pós COVID-19”, afirmou Roberto Alvo, CEO do Grupo Latam Airlines. “A Argentina tem sido e seguirá sendo sempre um país fundamental. As outras filiais do Grupo Latam continuarão conectando os passageiros deste país com a América Latina e com o mundo”, completou Alvo.

A Latam Airlines Argentina deixará de voar para 12 destinos domésticos, enquanto os quatro destinos internacionais da subsidiária para os Estados Unidos, Brasil, Chile e Peru continuarão sendo operados pelas outras subsidiárias do Grupo, assim que as restrições impostas pelas autoridades locais em função da pandemia sejam encerradas.
Da mesma forma, as rotas internacionais de cargas da subsidiária argentina serão atendidas pelas demais subsidiárias do Grupo Latam. A empresa ressalta que a Latam Argentina é a única subsidiária do grupo que encerrará as operações.

Segundo dados do Portal Aviação Brasil, no Brasil, a Latam Argentina operava voos de São Paulo (Guarulhos) para Córdoba, com Airbus A320. Transportou 5.110 passageiros de GRU para Córdoba nos quatro primeiros meses de 2020, o que correspondeu a 1,10% dos passageiros do Brasil para a Argentina. No sentido inverso foram transportados 5.142 passageiros, o que significa a 1,14% do total.

A tendência é que a Latam Airlines Brasil cubra o trecho de Córdoba, rota que já opera uma vez por semana com Boeing 767-300ER. A Latam Argentina operava três vezes por semana na rota.

Deixe uma resposta