A Lufthansa é a primeira empresa aérea do mundo a operar voos de linha com o novo Jumbo Boeing 747-8 Intercontinental ao estrear na rota Frankfurt – Washington, D.C., na última sexta, dia 1° de junho. A versão mais desenvolvida do Jumbo Jet e sensivelmente mais silenciosa e econômica, decolou de Frankfurt às 9h50 e pousou, conforme previsto, às 12h45 hora local no Dulles International Airport em Washington. A bordo do primeiro voo comercial viajaram Christoph Franz, presidente da Deutsche Lufthansa AG, e Elizabeth Lund, vice-presidente da Boeing e diretora executiva do programa 747, acompanhados por uma delegação de jornalistas internacionais, parceiros e clientes. Inicialmente, o mais novo avião símbolo da Lufthansa voará a rota entre as duas cidades em seis dias por semana (diariamente, exceto às terças-feiras).
“O Boeing 747-8 é um avião excepcional”, disse Christoph Franz. “Com o ingresso do 747-8 na nossa frota, a Lufthansa passa a dispor de um produto novo que não só enfatiza nosso compromisso com inovações, tecnologia e eficiência, mas que também oferecerá aos nossos clientes uma percepção totalmente nova de voar. A Lufthansa terá o prazer de ampliar a malha aérea do novo 747-8 para outros destinos nos EUA e na Índia ainda este ano.”
O Boeing 747-8 Intercontinental é resultado da parceria entre Boeing e Lufthansa que já dura mais que 50 anos. É um avião totalmente novo, mas baseado nas características positivas e comprovadas pela Lufthansa durante mais de 40 anos de uso da série Boeing 747. As asas contam com aerodinâmica sensivelmente melhorada e pontas totalmente redesenhadas. Além disso, o avião oferece melhoras sensíveis na eficiência ecológica: as turbinas Gent GEnx-2B consomem menos querosene e chegam a uma nítida melhora de 15% na eficiência de combustível e emissão de CO2 por passageiro. As emissões de ruídos também ficaram 30% menores.
“É uma grande honra poder comemorar com a Lufthansa o início das operações do 747-8 Intercontinental”, disse Elizabeth Lund. “A Lufthansa contribuiu decisivamente com muitas sugestões para desenvolver o novo “rei dos ares” do século 21. Temos certeza de que todos ficarão satisfeitos: a Lufthansa devido às operações eficientes e confiáveis, os moradores do entorno do aeroporto devido à redução das emissões de ruídos e os clientes devido à nova e ampla decoração da cabine.”
Nova Business Class com cama horizontal
Os passageiros Lufthansa conhecerão a nova Business Class a bordo do 747-8. O novo assento oferece excelente conforto para deitar e sentar, espaço adicional para guardar os pertences e sistema individual de entretenimento com monitores de 15 polegadas, sensivelmente maiores. Para transformar o assento numa confortável cama horizontal com 1,98 metro de comprimento, basta apertar um botão. Totalmente nova é também a configuração dos assentos em forma de “V”, onde cada dois assentos estão diagonalmente opostos um ao outro, voltados para o eixo central. Por meio dessa configuração, a distância entre dois assentos na altura dos ombros praticamente dobrou, oferecendo privacidade ainda maior aos passageiros Business Class.
Os passageiros da First Class são acomodados na parte da frente do deque principal, o local mais silencioso do avião – o que se deve ao isolamento da parede externa do avião, às cortinas da cabine que absorvem ruídos específicos e à proteção do piso que elimina o ruído de passos. Cada um dos oito assentos First Class pode ser transformado numa cama de 2,07 metros de comprimento e 80 centímetros de largura, permitindo aos passageiros sono profundo e reconfortante. Com a nova Business Class, a exclusiva First Class e assentos cada vez mais elaborados com Video Entertainment individual na Economy Class, o novo “Jumbo” oferece aos passageiros qualidade de ponta em todas as classes.
Medindo 76,3 metros, o Boeing 747-8 é 5,6 metros mais comprido que seu antecessor, o Boeing 747-400. O novo jumbo Lufthansa oferece espaço a 362 passageiros, dos quais oito na First Class, 92 na Business Class e 262 na Economy Class.
A Lufthansa receberá 20 Boeing 747-8 até 2015, cinco dos quais durante o ano em curso, a serem operados em rotas de Frankfurt para os EUA e para a Índia. Mais informações em www.lufthansa.com