Desde o anúncio da então futura parceria entre Deutsche Lufthansa AG e SWISS em 22 de março de 2005, as duas empresas aumentaram seu lucro, ganharam novos clientes e modernizaram seu produto em terra e a bordo. Dessa forma, a cooperação concluída em 1º de julho de 2007 com a integração total das ações e cotas-parte da SWISS forma, até hoje, a base do sucesso em comum. São sensíveis os amplos efeitos sinérgicos – a expectativa original para 2007 foi superada em cerca de 50%. Até hoje, Lufthansa (43%) e SWISS (57%) participam igualmente destas sinergias – afinal, gerar valor agregado para os clientes de ambas as empresas aéreas continua sendo o foco da colaboração.

A parceria, porém, não oferece vantagens só para a Lufthansa e para a SWISS, mas principalmente para os clientes. Os passageiros puderam, por exemplo, acumular e resgatar milhas, assim como utilizar as lounges de ambas as parceiras imediatamente após o início da parceria. Serviços especiais para clientes First Class e top status, a combinação de tarifas de voo ou a realização de reservas nos voos da parceira nas páginas web de ambas também se tornaram padrão em pouquíssimo tempo. E a associação da SWISS à Star Alliance em abril de 2006 permitiu, finalmente, a integração total do Swiss Miles & More.

Sem contar que, apesar da integração, a SWISS continua SWISS – uma empresa aérea independente dentro do Grupo Lufthansa que, nos cinco anos desde o anúncio da integração, admitiu mais 1000 funcionários e ampliou o número de passageiros e sua oferta, além de inaugurar seis novas rotas e complementar sua frota com 10 aviões (7 para voos intercontinentais e 3 para voos continentais). Atualmente, ela conta com aviões maiores e mais modernos do que há cinco anos e oferece o produto de três classes em toda sua frota intercontinental, incluindo a rota diária que liga São Paulo a Frankfurt. Dados que mostram uma empresa aérea saudável e de sucesso.