Malaysia Airlines começou a usar iPads* para melhorar os serviços de bordo oferecidos aos passageiros que viajam em voos do A380 da companhia aérea. Os iPads são parte do CrewTablet, solução inovadora da SITA, líder mundial em comunicação e soluções de TI para o transporte aéreo, para digitalizar a cabine de tripulação, onde os membros podem acessar dados operacionais e dos passageiros de forma rápida e fácil.
Os tripulantes da Malaysia Airlines irão testar a nova solução — que a companhia aérea nomeou como MHcrew —durante seis meses. O MHcrew é muito mais eficiente do que os tradicionais processos baseados em papel, pois permite uma prestação de serviços precisa, oportuna e superior para passageiros.
Ahmad Jauhari Yahya, diretor executivo do grupo Malaysia Airlines, diz: “Os passageiros passam mais tempo com a nossa tripulação do que com outros funcionários. Como principal atendimento, contamos com nossa tripulação de cabine para proporcionar uma experiência excepcional para os passageiros. A solução MHCrew vai ajudar a nossa equipe, proporcionando acesso aos dados na ponta dos dedos, assim eles podem fornecer as informações aos nossos clientes de maneira mais rápida.”
Francesco Violante, CEO da SITA diz: “O uso de tablets está crescendo muito em todo o mundo e nós da SITA reconhecemos que estes novos dispositivos móveis oferecem às companhias aéreas e aeroportos uma nova forma de trabalhar. Mas a introdução desta nova tecnologia de uma forma segura e integrando os dados em processos existentes exige tempo, recursos e habilidades específicas que muitos departamentos de TI ainda não podem alocar. Com isso, a SITA trabalhou com vários clientes e desenvolveu um sistema totalmente gerenciável que inclui fornecimento e gestão de dispositivos, conectividade sem fio global e aplicativos móveis sob medida para a indústria. O resultado é a solução única – CrewTablet – que permite às companhias aéreas a utilização dos tablets de forma rápida e segura.”
Os supervisores de voo da Malásia Airlines usarão o CrewTablet em iPads que estão totalmente integrados com os sistemas operacionais da companhia e outros aplicativos comerciais. A tripulação será capaz de acessar uma série de informações, incluindo relatórios de tempo, layouts de assentos, programas de milhagem, informações de conexão de voo e manuais de segurança, com um toque na tela do iPad.
Normalmente, os processos da tripulação de cabine são todos em papel. Com o CrewTablet, uma reserva maior de informações atualizadas estará disponível para a equipe de atendimento ao cliente que auxiliará na solução de problemas e na melhoria dos serviços.
A tripulação de cabine poderá ser treinada para estar pronta em menos de uma hora e assim começar a trabalhar imediatamente, com mais flexibilidade e eficiência.
O CrewTablet também permitirá que a Malaysia Airlines realize as pesquisas de passageiros através de iPads, em substituição ao papel. Os resultados da pesquisa e o feedback agora podem ser obtidos diariamente, ao invés de mensalmente, proporcionando, assim, a oportunidade de aumentar ou modificar a prestação de serviços rapidamente.
Com os relatórios em formato digital, o CrewTablet reduz os custos operacionais e promove melhorias tanto nos voos, quanto nos preparativos e operações a bordo. A SITA percebeu que o serviço gera economia de combustível e reduz o peso de relatórios tradicionais de papel a bordo. As tripulações também poderão usar o tempo de inatividade da aeronave para acessar treinamentos online e cursos certificados.
O CrewTablet pode ser integrado ao sistema de controle de partida e reserva de qualquer companhia aérea. Essa solução é uma parte da visão inteligente das companhias aéreas pela SITA, que incorpora a tecnologia integrada, a partir de operações de passageiros para com as aeronaves e também de comunicação de última geração e infraestrutura para oferecer um melhor desempenho e acelerar o crescimento dos negócios.
A Malaysia Airlines usará o CrewTablet para os serviços do A380 entre Kuala Lumpur e as cidades de Londres, Paris e Hong Kong.