A Latam Airlines Brasil informou que o Centro de Manutenção da Latam (MRO) deve se tornar mais competitivo mundialmente. Isto irá ocorreu o alfandegamento de duas áreas do Aeroporto Internacional Mário Pereira Lopes, em São Calos.

Com a medida, empresa ganhará agilidade no desembaraço aduaneiro, que cairá de quatro para um dia, tornando mais eficiente o acesso de aeronaves vindas de outros países ao MRO e, consequentemente, racionalizando os custos operacionais dos aviões parados. A economia poderá atingir até R$ 8,3 milhões em 2021.

“O plano de investimento do Grupo Latam em São Carlos é de longo prazo e, por isso, buscávamos a internacionalização do aeroporto da cidade há vários anos, sempre com apoio de equipes da SAC, da Conaero, do DAESP e representantes da cidade na Câmara dos Deputados e da própria Prefeitura de São Carlos. Somente nos últimos três anos dedicamos mais de R$ 30 milhões em uma série de melhorias estruturais, como a construção de novos hangares e a modernização de nosso ferramental. Além disso, nesse contexto, até o início de 2019, contrataremos 150 pessoas para suprir as nossas necessidades”, diz Alexandre Peronti, diretor geral do MRO da Latam Airlines Brasil.

“Há anos São Carlos trabalha para que, de fato, a internacionalização do Aeroporto seja efetivada. Isso irá incrementar a economia da cidade, gerando novos empregos e abrindo possibilidades de novos investimentos”, afirma Airton Garcia, prefeito de São Carlos.

O MRO de São Carlos está inserido estrategicamente nos planos do Grupo Latam e, a partir de 2019, será responsável pela promoção da transformação da maioria das cabines de aeronaves da família A320 da frota do Grupo, utilizadas nas rotas domésticas nos países em que atua e proporcionando uma melhor experiência para clientes da companhia. Com a remodelação no MRO, as aeronaves terão uma cabine ainda mais moderna, com estofamento mais confortável e tomadas USBs em todos os assentos.

Atualmente, o Centro de Manutenção da Latam em São Carlos é responsável por realizar 50% das manutenções das 306 aeronaves do Grupo Latam. Em 2017, o centro realizou 225 checks, dos quais foram revisados mais de 48 mil componentes, que demandaram 420 mil peças novas. Cenário bastante distinto de quando o MRO foi implementado, há 16 anos, quando foram realizados apenas 28 checks durante o ano em apenas um hangar.

O MRO tem capacidade de realizar ao mesmo tempo nove checks. Além das posições, o Centro possui mais 24 oficinais, nas quais os técnicos executam trabalhos que envolvem alta tecnologia, como reparo, revisão e teste de componentes de eletrônica, hidráulica, trem de pouso, pneumática, reversores, entre outros.

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