Museu TAM celebra os 80 anos da Revolução de 1932

1747

, Museu TAM celebra os 80 anos da Revolução de 1932, Portal Aviação Brasil

O Museu TAM celebra no próximo domingo (8/7) o aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932. Na ocasião, uma cerimônia será realizada a partir das 10h na área externa do museu, localizado em São Carlos (SP). Ela marca o início das comemorações e homenagens da instituição aos 80 anos do levante paulista.

Constam na programação a apresentação da banda do Tiro de Guerra de São Carlos e o hasteamento das bandeiras do Brasil e do Estado de São Paulo. Em seguida, o Museu TAM promoverá em seu auditório uma palestra sobre o tema, com entrada gratuita. O palestrante será o coronel Luiz Eduardo Pesce de Arruda, diretor de Ensino e Cultura da Polícia Militar de São Paulo.

“Decidimos prestar homenagem a todos os que dedicaram os seus melhores esforços e vidas durante este conflito. Além da cerimônia, vamos apresentar para o público os objetos da época da revolução e a nossa maior relíquia relacionada ao tema: um monomotor utilizado nos combates de 80 anos atrás”, afirma João Amaro, presidente do Museu TAM.

A aeronave em questão é o Waco CSO, que foi inteiramente restaurado pelo Museu TAM e novamente pintado nas cores originais de quando defendeu as tropas paulistas, em 1932. O exemplar integra o acervo da instituição desde 2006, cedido em comodato pela Fundação Santos Dumont.

Durante a Revolução Constitucionalista, o Waco foi utilizado tanto pelo Governo Federal quanto pelas forças revolucionárias. Esse era o modelo dos aviões tomados pelos combatentes paulistas ao ocuparem o Campo de Marte, em São Paulo, e esteve presente em diversos combates durante o conflito.

Além da exibição especial da aeronave a partir de domingo (8/7), o Museu TAM vai expor durante toda a semana alguns objetos remanescentes da Revolução Constitucionalista. Destaque para capacetes, brasões, granadas e fuzis empregados nas batalhas.

De acordo com João Amaro, este é apenas o primeiro evento que o Museu TAM promoverá para celebrar um acontecimento, sempre sob a perspectiva da aviação. “Preservamos histórias muito importantes aqui. Por isso, vamos abrir espaço para toda e qualquer realização em que o avião tenha sido um protagonista especial”, explica João Amaro.

, Museu TAM celebra os 80 anos da Revolução de 1932, Portal Aviação Brasil, Museu TAM celebra os 80 anos da Revolução de 1932, Portal Aviação Brasil

Comments are closed.