O Museu TAM promoverá uma exposição especial sobre a história da Panair do Brasil entre 6 de fevereiro e 3 de março de 2013. A mostra marca os 48 anos do fim das atividades de uma das pioneiras e mais respeitadas companhias aéreas do País. O último dia de suas operações foi 10 de fevereiro de 1965.
Voltada ao público em geral e realizada dentro do Museu TAM, a mostra apresentará materiais e uniformes utilizados pelos pilotos e comissários da Panair, além de um relevante acervo de objetos da empresa, que voava para África, América do Sul, Europa e Oriente Médio.
Os visitantes também poderão conhecer o Constellation, modelo de avião mais utilizado pela empresa, que faz parte do acervo do Museu. Essa aeronave é um quadrimotor a pistão construído pela empresa norte-americana Lockheed em 1946. Chegou ao complexo de São Carlos, no interior de São Paulo, no fim de 2000 e foi submetido a restaurações, ganhando as cores da Panair.
A mostra contou com a colaboração de ex-funcionários da companhia aérea, que foi fundada em 1929 com o nome de Nyrba do Brasil. Em 1930, a empresa foi incorporada pela extinta Pan American Airways (PanAm), tendo o nome modificado para Panair do Brasil. Durante os 35 anos de atuação, a empresa foi uma das principais do setor de aviação comercial no País.