Museu TAM participa da 10ª Semana Nacional de Museus

733

Durante a 10ª Semana Nacional de Museus, organizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e pelo Ministério da Cultura, o Museu TAM promoverá uma ação inédita. De 16 a 20 de maio, os visitantes poderão assistir a aeronaves sendo restauradas “ao vivo” no Corrosion Corner, espaço do acervo destinado a mostrar o trabalho de recuperação de aviões realizado pela instituição.

“Na edição deste ano da Semana Nacional de Museus, a nossa ideia é despertar o interesse das pessoas sobre a importância de preservar o passado, a história da aviação. O público poderá conhecer de perto um dos nossos trabalhos mais importantes: o de restauração. Desde 1993, quando o museu foi criado, cerca de 80 aeronaves já foram restauradas”, afirma João Amaro, presidente do Museu TAM.

O processo de recuperar um avião é artesanal e demanda tempo. Geralmente, as aeronaves chegam ao Museu TAM em condições precárias. Primeiramente, o avião é desmontado e sua pintura é removida. Caso haja peças em estado avançado de degradação, a própria oficina do museu pode confeccionar novas para substituição. Em seguida, ocorre a checagem do motor que, muitas vezes, precisa ser recuperado por completo.

“Após intenso trabalho de restauração, que pode demorar meses, a equipe do museu vivencia um momento inesquecível: o primeiro giro de motor. É uma grande emoção assistir a uma aeronave, que chegou ao museu parecendo sucata, taxiar até o hangar do museu”, revela João Amaro.

Divulgação a bordo das aeronaves

Por ser apoiadora da Semana Nacional de Museus, a TAM divulgará o evento em seus voos domésticos, de 7 a 20 de maio, por meio de avisos feitos pelos comissários. No período, os passageiros também receberão o guia de programação do Ibram.

A primeira Semana Nacional de Museus foi realizada em 2003, quando 57 instituições museológicas inscreveram 270 eventos. Hoje, as dez edições da Semana de Museus totalizam mais de 5 mil participações e, aproximadamente, 15.700 eventos realizados em todo território nacional. A edição 2012 bateu recorde de inscrições, contemplando 3.420 atividades, em 1.114 instituições de todas as regiões brasileiras. A programação completa está disponível em www.museus.gov.br.