A MBV Editores e a Somos Editora realizaram com sucesso o lançamento do livro No Céu, na Terra e no Mar – Memórias de um Piloto de Provas, de autoria do Ten Cel Av Ref Luiz Fernando Cabral (Prova 02, Jaguar 50), o mais antigo piloto de ensaios em voo do Brasil.
Cerca de 200 pessoas compareceram a noite de autógrafos do evento, que aconteceu no Salão Verde do Hotel de Trânsito de Oficiais no campus do DCTA, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial.
O livro mescla a história pessoal do autor com a história da aviação nacional. Está subdividido em 20 capítulos e conta numa linguagem simples e de fácil entendimento os acontecimentos marcantes da carreira do autor, no período em que atuou como Piloto de Caça e Piloto de Provas entre 1949 a 1996.
A obra inclui narrativa sobre a formatura do autor como Engenheiro Aeronáutico, na especialidade Aeronaves, na Turma de 1969 do ITA-Instituto Tecnológico de Aeronáutica e sua graduação como Experimental Test Pilot Engineer na Turma 71-B da ARPS-Aerospace Research Pilot School, escola de pilotos de provas da USAF-United States Air Force, em abril de 1972
Como segundo piloto de provas do Brasil, o autor vivenciou momentos únicos de pioneirismo e desbravamento da indústria aeronáutica nacional. Dentro desse contexto, contribuiu sobremaneira para tornar mais seguros e fáceis de voar aviões civis e militares desenvolvidos no país que posteriormente se tornariam sucesso de vendas nos mercados interno e externo.
O trabalho aborda as atividades de Ensaios em Voo por ele desenvolvidas no CTA e como Piloto de Provas Chefe e, posteriormente, Piloto de Voos de Aceitação da Embraer. Inclui, também, sua última atuação como Piloto de Provas, no desenvolvimento de um turboélice de treinamento militar para o Ministério da Defesa da Coreia.
O livro termina com um relato das atividades do autor como aposentado, criando pequenos animais de corte e produzindo hortifrutigranjeiros num sítio em Monteiro Lobato, distrito de São José dos Campos (SP).
O Ten Cel Av Luiz Fernando Cabral nasceu em Nova Iguaçu (RJ), tem 80 anos, é casado e pai de quatro filhas.
Ingressou no Colégio Militar do Rio de Janeiro em 1943 e iniciou carreira na Força Aérea Brasileira (FAB) em 1949, na primeira turma da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAr), em Barbacena (MG), tendo concluído o Curso de Formação de Oficiais Aviadores na Escola de Aeronáutica (EAer), no Campo dos Afonsos (RJ), em 1954.
Atuou como Piloto de Caça de 1955 a 1963, tendo servido no 2º/5º Grupo de Aviação, em Natal (RN), no 1º/14º Grupo de Aviação, em Porto Alegre (RS), no 1º Grupo de Aviação de Caça, em Santa Cruz (RJ), e no 1º/4º Grupo de Aviação, em Fortaleza (CE).
Em 1964 foi transferido para o Centro Técnico da Aeronáutica (CTA), em São José dos Campos (SP), sendo classificado no Departamento de Aeronaves (PAR) do Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IPD), onde teve os primeiros contatos com voos de ensaios em aviões protótipos.
Matriculou-se no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1965, formando-se Engenheiro Aeronáutico, na especialidade Aeronaves, em dezembro de 1969.
Frequentou a Aerospace Research Pilot School (ARPS), escola de pilotos de provas da United States Air Force (USAF), na Base Aérea de Edwards, Califórnia, Turma 71-B, graduando-se como Experimental Test Pilot Engineer em abril de 1972.
Foi Diretor de Operações do Salão Internacional Aeroespacial (SIA), evento comemorativo aos 100 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, realizado em São José dos Campos (SP) em setembro de 1973 através de uma parceria entre o Ministério da Aeronáutica e a Alcântara Machado Comércio e Empreendimentos.
Ainda no CTA, atuou como Piloto de Ensaios, chefiou o Departamento de Aeronaves (PAR) e o Laboratório de Aerodinâmica (PLA). Foi Vice-Diretor Técnico do Instituto de Pesquisas e Desenvolvimento (IPD), tendo exercido simultaneamente as funções de Piloto de Provas em projetos de desenvolvimento e homologação de aeronaves da Embraer.
Passou à reserva da FAB, como tenente coronel, em julho de 1977, ingressando na Embraer, onde atuou como Piloto de Provas Chefe até julho de 1987. Ainda na Embraer, exerceu a função de Piloto Chefe de Voos de Aceitação de julho de 1987 até novembro de 1990, quando deixou a Empresa.
Como profissional autônomo, atuou na ESCA, na Air Brasil, na Aeromot e na Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB) entre 1991 e 1995.
Sua última atuação como Piloto de Provas aconteceu entre outubro de 1995 e janeiro de 1996, no programa de desenvolvimento do avião turboélice de treinamento militar KTX-1, do Ministério da Defesa da Coreia.
Luiz Fernando Cabral foi o segundo piloto de provas do Brasil e seu designativo nos voos de ensaios era Prova 02. Durante sua longa carreira de 44 anos na aviação, voou mais de 70 modelos diferentes de aeronaves e acumulou 8.937 horas de vôo.
O livro tem 322 páginas e 242 fotos.
Seu valor é R$80,00 (Oitenta Reais)
Pode ser encomendado através dos contatos abaixo.
MBV Editores
Alameda dos Acarás, 52 – Aquarius II
CEP 12246-010 São José dos Campos, SP.
Tel.: (12) 3921-4669
E-mail: [email protected]
Somos Editora
Av. Dr. Adhemar de Barros, 1817 – Jardim Maringá
CEP 12245-010 São José dos Campos, SP.
Tel.: (12) 3322-9111
www.somoseditora.com.br
Correio: R$15,00 (envio como Impresso Registrado para qualquer lugar do Brasil)