A LAN Cargo anunciou a aprovação do Condado de Miami-Dade para o primeiro hangar de manutenção da holding nos Estados Unidos. Mais de 300 empregos diretos e indiretos devem ser criados durante os primeiros cinco anos do projeto, aumentando a participação e o compromisso do grupo com o desenvolvimento da economia do condado e do estado da Flórida.
Quando estiver pronto, o novo hangar terá capacidade para atender aeronaves de porte equivalente ao Boeing 777-300, em uma área de 6,1 mil metros quadrados, sendo 1,5 mil metros quadrados de galpões e área de oficina e 1,3 mil metros quadrados de área administrativa (escritórios, salas de mecânica, estoque de peças etc.).
A unidade atenderá às necessidades de manutenção das aeronaves de passageiro e de carga da TAM, da LAN e de suas afiliadas que operam voos de e para Miami. Os serviços de manutenção, tais como checagens diárias, troca de turbinas, consertos maiores e troca de componentes serão realizados no local, que servirá ainda de espaço de armazenagem para peças, turbinas e componentes utilizados nos serviços de manutenção.
Miami, que é a sede global da LAN CARGO, abriga o principal aeroporto dos Estados Unidos – nono do mundo em transporte internacional de carga. Desta forma, o local é estratégico para as operações da companhia de e para a América do Sul. As unidades de carga do Grupo LATAM Airlines (MAS Air, no México, LAN CARGO, na Colômbia e TAM CARGO, no Brasil) esperam transportar, somente em 2014, mais de 4,5 mil toneladas de importações e 3,5 mil toneladas de exportações por semana pelo Aeroporto Internacional de Miami, totalizando aproximadamente 414 mil toneladas de carga no ano.
As empresas utilizam tanto aviões de carga quanto os porões das aeronaves de passageiros, formando o maior grupo de transporte aéreo de carga da América Latina. Com a maior malha de transporte de carga da região, as companhias operam voos para 144 destinos em 27 países no mundo todo.