Foto: Enos Moura Filho
Foto: Enos Moura Filho

A pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional de Campo Grande (MS) passará por reforma. O edital, publicado pela Infraero no Diário Oficial da União (DOU) do dia 12 de julho, prevê a contratação de empresa para execução das obras de recuperação dos 2.600 metros de extensão da pista. Os serviços, estimados em R$ 12,1 milhões, contemplam ainda a instalação de ranhuras (grooving) na pista principal, recuperação das pistas de taxiamento de aeronaves “C”, “D” e “E”, além de restauração do pátio de aviação geral.

A abertura do processo licitatório, a ser realizado na modalidade de concorrência, está prevista para o próximo dia 13 de agosto. O objetivo desses trabalhos é aprimorar os níveis de segurança das operações de pousos e decolagens no Aeroporto de Campo Grande. Após realização do processo licitatório e assinatura da ordem de serviço, documento que autoriza o início dos trabalhos, a empresa contratada terá 240 dias para a realização dos trabalhos.

A obra será realizada em três etapas. Na primeira, prevista para o período de 1 de setembro a 20 de outubro, a pista de pousos e decolagens será interditada entre 21h e 7h (horário local) para os trabalhos de recuperação. Na segunda fase, prevista para ser realizada entre 15 de outubro e 15 de novembro, serão realizados serviços nas pistas de manobra “C”, “D” e “E”. Por fim, na terceira etapa de obras, prevista para o período entre 15/11/13 e 13/1/14, será executada a instalação das ranhuras na pista principal, o que interditará a via entre 23h e 5h.

Dentre essas três etapas, a primeira e a terceira vão afetar as operações do aeroporto. Todavia, a Infraero destaca que os trabalhos foram planejados para causar o mínimo de impacto aos usuários. Dessa forma, diversas reuniões foram realizadas com outros entes do setor aéreo: empresas aéreas, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), quando foi acertado o período de trabalho.