Desde o começo de março, os passageiros da Turkish Airlines que embarcam em São Paulo para Istambul ou qualquer outro destino servido pela companhia aérea turca se surpreendem com um chef a bordo. É o programa Chef on Board, criado pela empresa de catering Do&Co para a Turkish Airlines, que agora inclui também a rota Brasil-Turquia. Em todos os voos, um chef está a bordo para ajudar na finalização dos pratos da Business Class e da Comfort Class. Seu papel é garantir que tudo seja servido no ponto certo.
O programa, criado em 2010, foi a maneira encontrada pela premiada Do&Co de incrementar ainda mais a experiência gastronômica dos passageiros a bordo. Era mais fácil treinar um chef para viajar como um tripulante do que transformar tripulantes em chefs. Hoje são 180 chefs na equipe da Do&Co para a Turkish Airlines e em breve este número ultrapassará 200.
Vestidos a caráter, os chefs circulam a bordo e não raro são chamados pelos passageiros para fotos ou para tirar dúvidas a respeito dos pratos servidos. A maioria dos Flying Chefs é jovem, vinda de restaurantes estrelados, com dois ou mais anos de experiência.