A Sabre passou a disponibilizar a partir de hoje o produto Advance Seat Selection (Reserva Antecipada de Assentos) para voos da cia. aérea australiana Qantas. O lançamento é global e na primeira fase inclui o Brasil, e outros países da América Latina como Argentina, Chile, Colombia e Perú.
A cía. aérea oferece esse serviço complementar através do sistema Sabre de distribuição eletrônica global, utilizando padrões tecnológicos desenvolvidos pelas associações ATPCO e IATA na indústria de viagens.
O padrão EMD (Electronic Miscellaneous Document) permite aos gestores de viagens adquirir esses produtos complementares para os viajantes utilizando o mesmo processo de compra de passagens aéreas. A funcionalidade contribui também para gerar receita para as cias. aéreas, que oferecem seus serviços através de múltiplos canais de vendas, e com distribuição abrangente a viajantes de todo o mundo.
Jay Jones, vice-presidente sênior do Sabre Travel Network nas Américas, enfatiza que a comercialização de serviços complementares, como os assentos pré-reservados, ainda é uma importante fonte de lucro para as aéreas. E, para os viajantes, representam mais opções disponíveis na experiência de vôo.
“O Sabre mantem uma longa trajetória de investimentos em tecnologia que estão alinhados com as estratégias de marketing das cias. aéreas. O mercado digital do Sabre é uma plataforma extremamente valiosa para distribuir esses produtos, além de facilitar aos agentes de viagens acessar informações e preferências de seus clientes corporativos”, disse Jones.
A comercialização destes serviços através do mercado digital Sabre gera economias significativas para as agências e cias. aéreas. Através de uma plataforma tecnológica que integra mútiplos produtos, a cía. aérea pode reduzir significativamente os custos em recursos de TI. Além disso, os agentes de viagens podem oferecer um melhor atendimento ao cliente, gerenciando estes serviços através do software Sabre Red Workspace.
Segundo Jones, a decisão da Qantas de comercializar estes serviços no Sabre demonstra um compromisso a longo prazo de criar um mercado competitivo de comercialização de viagens aéreas, com beneficio para as cias. aéreas, as agências, os gestores de viagens e viajantes, em uma experiência de compra competitiva, transparente e simples.
Com este anúncio a Qantas acompanha as cias. aéreas internacionais US Airways, Air France-KLM, AeroMéxico, Lufthansa, easyJet, Finnair, Alitalia, Brussels Airlines, Aegean e EL AL, que escolheram oferecer seus serviços complementares e tarifas combinadas através das agências e empresas conectadas ao mercado digital do Sabre.