O aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), irá receber até julho de 2013 um sistema antineblina mais moderno que o atual. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) anunciou nesta quarta-feira a empresa que irá instalar o ILS (sistema de pouso por instrumentos, na sigla em inglês) de categoria 2 no terminal. O sistema permite operações com visibilidade horizontal de 400 m e vertical de 30m.

Atualmente, o Salgado Filho opera com teto de 60 m. Névoa, neblina e chuva; saiba o que fecha os aeroportos Segundo a Infraero, a empresa Telear receberá R$ 18,8 milhões para instalar o novo sistema de iluminação e alargar a pista do aeroporto.

As obras para instalar as luzes de aproximação já estão em andamento, e devem ser concluídas até o final do ano. Na metade de 2013, o alargamento do acostamento e as luzes de centro de pista devem começar a operar. Após estas obras, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) deve homologar o sistema.

O ILS gera uma imagem da pista para o piloto, permitindo manobras mesmo sem boas condições de visibilidade. Segundo a Infraero, o ILS-2 está presente apenas em Guarulhos (SP), Galeão (RJ) e Curitiba (PR). Entretanto, a presença do equipamento, unicamente, não garante o fim dos transtornos.

Os órgãos de controle do espaço aéreo brasileiro alertam que, para a sua utilização, aeronaves devem estar equipadas e as tripulações treinadas para executar pousos com o ILS-2.

Segundo a Aeronáutica, nos três aeroportos que possuem o instrumento, somente as companhias aéreas estrangeiras pousam, já que apenas elas contam com aviões e equipes habilitados para realizar a operação.

Fonte: www.terra.com.br