Desde ontem, 17 de novembro, a pista principal do Aeroporto Internacional de Belém/Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (PA) passará por obras para a complementação de ranhuras (grooving) em uma área de 27 mil m². Os serviços, que receberão investimentos de R$ 1,3 milhão, têm conclusão prevista para 20/12.
Com os trabalhos de grooving, o objetivo é aprimorar a vazão de água em períodos chuvosos, garantindo também a segurança nas operações de pouso e decolagem nessas condições climáticas.
Além disso, estão em curso os serviços de instalação de nova sinalização vertical no sistema de pistas do aeroporto belenense. Os trabalhos, com investimentos de R$ 5,14 milhões, devem ser concluídos também em 20/12. A nova sinalização, além de atender os padrões de segurança e operação estabelecidos pela legislação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), aperfeiçoará as operações de movimentação de aeronaves no terminal.
Com os serviços, haverá alterações nos horários de funcionamento do sistema de pistas do terminal. Entre 20/11 e 1º/12, as operações de pousos e decolagens das duas pistas serão interrompidas entre as 7h e 12h, no horário de Belém (8 e 13h no horário de Brasília). De 2 a 21/12, as operações da pista principal serão interrompidas no período entre 7h e 12h (8h e 13h, horário de Brasília).
A Infraero recomenda que os passageiros que tiverem comprado passagens dentro do período de andamento das obras a entrar em contato com a companhia aérea responsável por seu voo para obter informações sobre a necessidade de remanejamento de horários.