Foto: Enos Mour Filho

A SITA, líder mundial em comunicação e soluções de TI para o transporte aéreo, comemora quinze anos dos seus quiosques de autoatendimento para check-in. A Air Alasca foi a primeira companhia a receber um quiosque da SITA, em 1997. Desde então, mais de 5.200 foram instalados em cerca de 200 aeroportos em todo o mundo. Durante esse período, os quiosques da SITA reduziram as filas e melhoraram a viagem de centenas de passageiros, proporcionando um check-in mais fácil e rápido.

Em 2003, o Aeroporto Internacional Pearson de Toronto foi o primeiro a utilizar os quiosques de autoatendimento (CUSS) da SITA como parte do programa de desenvolvimento de US$ 4,4 bilhões da maior autoridade aeroportuária de Toronto. Em 2009, a SITA lançou o Airport Connect Kiosk S3, modelo independente mais compacto, menor do que qualquer quiosque de check-in em funcionamento. Estes se tornaram rapidamente “os quiosques de escolha” para as companhias aéreas e aeroportos e, neste mês de maio, o milésimo quiosque AirportConnect S3 será entregue pela SITA.

A história dos quiosques nos aeroportos continua em desenvolvimento. O número de passageiros que efetuam o check-in nestes equipamentos aumentou 20% em todo o mundo[1] e esse percentual continuará a crescer, ainda que a um ritmo mais lento do que no passado. A introdução do check-in online e móvel demonstrou ser muito popular nos últimos anos e com mais da metade dos passageiros utilizando smartphones, a tendência de realização de check-in através de dispositivos pessoais deve aumentar. Já, cerca de 30% dos proprietários de smartphones usam check-in móvel com frequência ou ocasionalmente.

Matthys Serfontein, vice-presidente de soluções para aeroportos da SITA, diz: “A utilização dos quiosques faz parte de um serviço de multicanais que oferecemos aos aeroportos e companhias aéreas. A SITA continua a trabalhar junto com os nossos clientes para desenvolver novas funcionalidades e tornar os quiosques ainda mais úteis. Nós oferecemos pagamento de seguros, processamento de vendas, melhorias, alimentação e transporte local e nossa pesquisa de setor revela que 70% das companhias aéreas planejam usar os quiosques de vendas até 2014. Além disso, serviços como impressão de etiquetas de bagagem e verificação de bagagens nos quiosques permitem que os passageiros tenham uma experiência verdadeira e de ponta no check-in realizado no autoatendimento.”

Nos últimos anos, foram introduzidas novas funções para os quiosques nos aeroportos, incluindo o quiosque WorldTracer da SITA, em que os passageiros podem registrar as reclamações de malas extraviadas de forma rápida e simples. Quinze anos depois, o quiosque continua a ser um equipamento importante nos aeroportos no mundo, em constante evolução, tanto na aparência quanto na capacidade de oferecer serviços que os passageiros desejam e de forma rápida e fácil.