Foto: Enos Mour Filho

A SITA, líder mundial em comunicação e soluções de TI para o transporte aéreo, dobrou a velocidade para troca de dados eletrônicos das companhias aéreas, essencial para o funcionamento da indústria do transporte aéreo. Isso permite que a SITA gerencie os horários de picos nos aeroportos sem grandes problemas neste verão, especialmente entre julho e setembro, durante as Olimpíadas de Londres e os Jogos Paralímpicos.

No Aeroporto de Heathrow, são esperados 80 mil passageiros extras nas próximas semanas, com dois dias de pico, e chegadas e partidas serão compactadas em três dias. Sendo que um deles será o mais movimentado na história do Aeroporto de Heathrow, quando terá 45% de saídas a mais que em um dia (*) normal.

A troca eletrônica de dados, conhecida no setor de transporte aéreo como SITA Messasing, reforça todos os aspectos de operações com cerca de 100 milhões de mensagens transmitidas entre companhias aéreas, aeroportos, órgãos reguladores do governo, fornecedores e parceiros de cada dia. As companhias aéreas fornecem informações sobre voos, passageiros, carga, tripulação, bagagem e também trocam mensagens com diversos parceiros. A Serv Omni, prestadora de serviços terrestres do aeroporto de Heathrow que administra a assistência aos passageiros com mobilidade reduzida, está usando os serviços de acesso de dados (PRM – Passengers with Reduced Mobility) da SITA para alimentar as solicitações de serviços especiais (SSRs) vindas do sistema de gestão de desempenho de mais de 90 companhias aéreas. Isso garante aos passageiros com mobilidade reduzida, uma melhor atenção do aeroporto de Heathrow.

A SITA investiu significativamente na infraestrutura de sua comunidade de mensagens, antes do verão deste ano e dos eventos esportivos mundiais. Isso se deu em resposta a tendência do setor aéreo como distribuição de mensagens eletronicamente, as novas exigências de informações e o número crescente de empresas que estão aderindo a comunidade de mensagens da SITA.

Com essa nova infraestrutura, tanto a velocidade de envio, quanto a entrega de mensagens foi duplicada e permitiu a SITA se adaptar perfeitamente às necessidades de seus clientes durante os picos de tráfego de uma em uma hora, diária, sazional ou ocasionalmente.

Rukmini Glanard, vice-presidente de comunicações e infraestrutura da SITA, diz: “A SITA é um provedor de comunidade de mensagens com mais de 60 anos de experiência, oferecendo o serviço mais confiável e eficaz. Nossas mensagens são o elo que permite a toda indústria aérea se comunicar e operar de forma eficiente. Esse investimento permitiu realizarmos melhorias significativas no desenvolvimento da comunidade e que ultrapassaram até as nossas expectativas. Nós dobramos a capacidade de receber mensagens e agora podemos enviar mais que o dobro de mensagens por segundo, como era previsto.

Mais de 2.400 jogadores da indústria, de pequenas a grandes empresas dependem das mensagens da SITA para realizar suas operações diárias e esta já é uma grande notícia e temos a certeza de que o aumento no tráfego durante este verão será tratado sem problemas.”

[*] http://www.heathrowairport.com/about-us/host-airport-of-the-2012-game