A TAM Linhas Aéreas e a South African Airways (SAA) iniciaram esta semana um acordo bilateral de compartilhamento de voos (codeshare). Com a parceria, as empresas aumentam as opções de destinos para seus clientes que voam de ou para o Brasil e África do Sul. Para o consumidor, há a facilidade de um único bilhete emitido transportar o passageiro em determinados voos para destinos operados pela parceira.
O acordo permitirá aos clientes TAM, via São Paulo, chegar a Cape Town, Durban, East London e Port Elizabeth, além de Johannesburgo. As cidades são importantes centros comerciais e financeiros da África do Sul. Já os passageiros da South African Airways poderão acessar, também via São Paulo, nove cidades brasileiras: Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Florianópolis, Recife, Belo Horizonte e Foz do Iguaçu.
“Estamos buscando parcerias como esta para proporcionar aos nossos clientes oferta de voos em todo o mundo”, explica Soledad Berrios, vice-presidente sênior de Alianças Estratégicas do Grupo LATAM Airlines. “Em conjunto com a South African Airways, vamos facilitar as viagens entre o Brasil e a África do Sul, países que serão a porta de entrada dos continentes sul-americano e africano”, afirma.
Os passageiros registrados nos programas de fidelização da TAM e da South African Airways continuarão acumulando pontos ou milhas ao voarem por ambas as companhias, respeitando os regulamentos e condições específicos dos programas TAM Fidelidade e Voyager.
“As parcerias são inerentes e cruciais para a gestão moderna das companhias de aviação, que buscam promover a conveniência para os consumidores na oferta de destinos. Os movimentos de codeshares, sobretudo, são plataformas para explorar o potencial que se encontra nas companhias e nos respectivos mercados de atuação. Em última instância, trata-se de um grande ganho para os passageiros das empresas”, diz Manoj Papa, diretor comercial da South African Airways.
Os destinos operados em codeshare por TAM e South African Airways já estão disponíveis nos canais de venda de ambas as companhias.