Foto: Enos Moura Filho

A constante busca da TAM pela inovação em produtos e serviços foi, mais uma vez, reconhecida pelo mercado de aviação internacional. A companhia figura na quinta posição da edição de 2012 do ranking “The world’s 10 most innovative airlines” (As 10 companhias aéreas mais inovadoras do mundo), prêmio organizado pela agência independente de pesquisa airlinetrends.com, baseada na Holanda, que monitora a indústria mundial de aviação para mapear inovações comerciais que vão ao encontro das transformações do setor e das demandas dos clientes.

Segundo Raymond Kollau, fundador da airlinetrends.com, “os principais critérios utilizados para ranquear as companhias são a criação de serviços relevantes e inovadores em seus mercados de atuação, e a capacidade de tornar singular a experiência de viagem do passageiro”.

“O passageiro brasileiro sempre teve em mente as experiências marcantes que viveram com companhias estrangeiras. Figurar nesse ranking é a comprovação de estarmos à altura das melhores práticas do mundo e isso é uma enorme satisfação para nós. Temos o compromisso de entregar sempre o melhor serviço. Esse reconhecimento é fruto do trabalho coordenado de muitas equipes, focadas em proporcionar ao cliente uma experiência de voo única”, comemora Manoela Amaro, diretora de Marketing da TAM Linhas Aéreas.

No caso da TAM, quatro quesitos foram determinantes para que a companhia figurasse no ranking. O pioneirismo em implantar um sistema de conectividade a bordo, que permite o uso de celulares para ligações e trocas de emails durante os voos, foi um deles.

Outros dois, relacionados a ações de marketing e comunicação, foram a criação de QR-codes para comemorar datas especiais, e o “Projeto Vintage”, que marcou a reabertura do Museu TAM (o maior do mundo mantido por uma companhia aérea) e proporcionou aos passageiros uma viagem ambientada nas décadas de 70 e 90. Durante o projeto, os uniformes dos comissários relembraram os primeiros designs da companhia e, ainda, duas aeronaves Airbus A319 foram remodeladas em estilo vintage, considerando as pinturas, logotipos e tecidos de interiores utilizados naquele período.

O quarto quesito considerado foi a realização do primeiro voo teste com bicombustível, feito à base de pinhão-manso, da América Latina.

Mais informações sobre o prêmio e o ranking completo deste ano podem ser encontrados em http://www.airlinetrends.com/ .