O programa TAM Fidelidade (www.tamfidelidade.com.br) e a rede Multiplus (www.multiplusfidelidade.com.br) adotaram tecnologia similar a do SMS Token como mais uma medida de segurança no processo de resgate de passagens aéreas TAM, aumentando assim a proteção aos pontos acumulados pelos clientes.
A partir de agora, para trocar pontos por passagens-prêmio no TAM Fidelidade, o cliente receberá um código de autorização (por SMS ou ligação) no telefone do titular cadastrado na Multiplus. As demais senhas (Assinatura Eletrônica e Senha de Resgate), continuam as mesmas e devem ser usadas durante o processo, porém a emissão do bilhete só será concluída mediante a inserção do código enviado.
“O nosso procedimento é similar ao do internet banking, que solicita um código para confirmar e completar as transações. Já estamos aplicando o novo fluxo progressivamente, para que os clientes possam conhecer o processo e se acostumar. Até o fim de agosto, todas as emissões de passagens-prêmio em nosso site serão feitas desta forma”, explica Manoela Amaro, diretora de Marketing da TAM.
Caso o cliente precise atualizar seus dados, inclusive o telefone, será necessário o envio de uma cópia digital (escaneada ou fotografada) de documentos originais (RG, CPF e comprovante de residência dos últimos três meses) para [email protected] e para [email protected], assim como o número TAM Fidelidade, o número Multiplus e quais itens devem ser modificados. A solicitação será atendida em até quatro dias úteis.
A TAM e a Multiplus já estão comunicando seus clientes por e-mail, em vídeos exibidos a bordo das aeronaves da TAM e em seus sites. O conteúdo alerta para a mudança e a importância de manter os dados cadastrais sempre atualizados. Manter o cadastro em dia, além de possibilitar o recebimento do código, é uma das formas de aumentar a segurança dos dados e evitar fraudes.
“Com essa medida, possibilitamos ao participante mais segurança no resgate de passagens aéreas TAM, melhorando sua experiência com a rede. Constantemente adotamos diversos procedimentos para garantir a segurança das informações, aprimoramos os sistemas de proteção de dados, além de alertar sobre cuidados a serem tomados com e-mails fraudulentos em nome da empresa”, diz Eduardo Gouveia, presidente da Multiplus.
“A TAM e a Multiplus sempre adotaram medidas diligentes em seus contratos e todas as demais comunicações visando conscientizar e educar os seus clientes sobre os perigos digitais, pois, naturalmente, os criminosos cibernéticos buscam, para obter o êxito necessário nas fraudes, a parte mais vulnerável da cadeia, que são os usuários. Agora, com a utilização de um código enviado ao telefone do cliente, as empresas fornecem mais um subsídio para que seus clientes não sejam mais vítimas de fraudes eletrônicas, sendo fundamental que os usuários sempre leiam atentamente todas as orientações providas pelas empresas para a correta e adequada utilização de seus benefícios”, afirma o Dr. Rony Vainzof, professor de Direito Digital do Mackenzie e da Escola Paulista de Direito e sócio do escritório Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados.
As empresas ainda ressaltam que as informações pessoais e senhas devem ser sempre guardadas em sigilo e jamais compartilhadas com terceiros. Mais orientações estão disponíveis no site TAM Fidelidade, no item “Dicas de Segurança”, incluindo um vídeo educativo.