Foto: Enos Moura Filho

A TAM Linhas Aéreas inicia hoje a operação do seu check-in pelo celular em todo o País. Agora, todos os 42 aeroportos brasileiros servidos por voos domésticos da companhia estão habilitados para oferecer a opção que dispensa a impressão do cartão de embarque.

A empresa, que já vinha atendendo a 10 aeroportos com o serviço, é a única companhia aérea brasileira a oferecer esta facilidade. Em 2010, a TAM havia sido pioneira na América do Sul no lançamento da ferramenta, com um projeto-piloto em alguns voos com saídas do interior de São Paulo.

O check-in no site da TAM (www.tam.com.br), ou por meio do aplicativo TAM Mobile, pode ser efetuado a partir de celulares, computadores ou tablets conectados à internet. Em seguida, o passageiro recebe por e-mail ou SMS um cartão de embarque eletrônico, com código de barras bidimensional (2D).

Para entrar na sala de embarque no aeroporto, ele deve acessar este cartão em seu celular ou tablet e apresentá-lo ao agente de segurança. A leitura do código é feita diretamente na tela do aparelho, sem a necessidade de impressão de papel. Só é preciso ir até o balcão da companhia em caso de despacho de bagagens. Nessa circunstância, o passageiro tem um atendimento no aeroporto exclusivo para quem já efetuou o seu check-in.

“Ampliamos este serviço inovador graças a uma ação coordenada com os administradores aeroportuários. O resultado atesta a nossa atenção a todos os clientes e o empenho para aprimorar os processos em todos os aeroportos do País. Sabemos que a experiência de voar começa bem antes da decolagem, e que o tempo de cada passageiro é precioso”, afirma a diretora de Aeroportos da TAM, Victória Guimarães.

O check-in pelo celular também permite marcar ou alterar o assento, além de inserir o número do cartão TAM Fidelidade. É possível, ainda, fazer o check-in de mais de uma pessoa ao mesmo tempo, desde que todos estejam no mesmo código de reserva.

O aplicativo TAM Mobile, por sua vez, está disponível para download gratuito nas lojas oficiais das plataformas iOS (Apple), Symbian, Windows Phone e BlackBerry. Hoje, por meio dele é possível visualizar as melhores ofertas, os roteiros TAM Viagens e as condições especiais de resgate no programa TAM Fidelidade.

Além disso, os usuários de smartphones também já contam com uma versão para plataformas móveis do site da TAM, onde podem efetuar o check-in, adquirir bilhetes, e consultar dados de reserva e situação de voos.