Trip Linhas Aéreas anuncia grande contrato com a ATR

1102

A Trip Linhas Aéreas finalizou a encomenda de 18 unidades do modelo ATR 72-600, além de opção para aquisição de 22 aeronaves adicionais. O negócio, incluindo as opções, está avaliado em US$ 903 milhões. Serão nove unidades adquiridas diretamente da fabricante franco-italiana e outras nove através de acordos de arrendamento operacional com as empresas de leasing ALC (Air Lease Corporation) e Gecas. A primeira aeronave desse modelo será entregue já em outubro deste ano. A adição dessas 18 aeronaves à frota da empresa elevará a Trip ao posto de maior operadora de turbopropulsores ATR do mundo, com 50 equipamentos, já em 2013. Atualmente a maior frota de ATRs é operada nos Estados Unidos, pela American Eagle, com 39 aeronaves.

Configurado para 68 lugares, o novo turbopropulsor da série 600 será equipado com a mais alta tecnologia, incluindo moderno cockpit (“glass cockpit”) e com seu interior redesenhado. A nova cabine denominada “Armonia” reestilizou modelo anterior,  passando a ser equipada com assentos finos e leves além de bagageiros superiores mais espaçosos.

Essas 18 aeronaves modelo ATR 72-600, permitirão a Trip dar continuidade ao seu plano de expansão da malha aérea para novos destinos, ampliando a freqüência dos voos e a capacidade de transporte em rotas de crescente demanda. A tradicional performance em pistas curtas permite a aeronave penetrar nos aeroportos mais restritos do Brasil. A aquisição consolida o modelo pioneiro e inovador de frota e malha da companhia, que mescla turbopropulsores ATR e jatos Embraer.

Em comentário sobre as aquisições, José Mário Caprioli dos Santos, presidente da Trip declarou: “Nós temos operado com sucesso vários modelos de ATR por mais de uma década. A compra dos modelos da série 600 é, portanto, a continuação lógica de nossa parceria com a ATR. É muito gratificante poder introduzir os mais recentes avanços dessa aeronave em nossa frota e assim expandir a oferta de nossos serviços, sempre com ênfase nos mercados médios Brasileiros. Nós também estamos orgulhosos de nos tornarmos a maior operadora de ATRs do mundo”, completa.

Para Filippo Bagnato, CEO (Chief Executive Officer) da ATR, o Brasil  representa um mercado com grandes oportunidades comerciais. “Além de expandir suas malhas regionais, as companhias aéreas estão focadas em operar com aeronaves mais eficientes e ecológicas. Ficamos orgulhosos em saber que  nossas aeronaves que  ofereçem essas características estão se tornando populares em todo o país.  Atualmente existem 50  ATRs em operação no Brasil e outras 40 aeronaves serão operadas dentro de 3 anos.  Estamos convencidos que a introdução dessa nova série de ATR -600 no Brasil que é referência de modernidade na aviação regional irá contribuir para a expansão e consolidação da popularidade de nossas aeronaves no país”, revela.