A TUI Airline implementou totalmente a solução SITA OptiClimb® nas cinco companhias aéreas do grupo como parte de sua agenda de sustentabilidade para reduzir as emissões de gases poluentes. A implementação gerou uma economia de até 200 Kg de combustível e 600 Kg de CO2 por aeronave, a cada dia.
A decolagem é a fase do voo que mais consome combustível. Dessa forma, a SITA OptiClimb® é uma solução de análise preditiva, que usa o machine learning para criar modelos de desempenho específicos para a empenagem da aeronave. Além disso, a tecnologia é equipada com previsões meteorológicas em 4D e dados operacionais de plano de voo, recursos que possibilitam prever cenários de queima de combustível. A inovação também fornece aos pilotos informações sobre velocidade de subida e de voo, otimizando o consumo de combustível sem comprometer o tempo da viagem.
Segundo a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), o combustível representa quase 30% dos custos operacionais de uma companhia aérea e é o maior contribuinte para as emissões da aviação. Por conta disso, as empresas aéreas estão adotando soluções digitais inovadoras, como a SITA OptiClimb®, para proporcionar reduções mais imediatas de consumo e emissões, complementando as estratégias de longo prazo do setor, como utilizar combustíveis de aviação sustentáveis e renovar as frotas de aeronaves.