O Grupo Latam inaugurou uma plataforma de inteligência artificial (IA) generativa para todos os seus 35 mil funcionários em 6 países otimizarem as suas rotinas de trabalho. Batizada de Amelia em homenagem à aviadora Amelia Earhart, primeira mulher a atravessar o Oceano Atlântico pilotando um avião, a inovação foi desenvolvida pela equipe de tecnologia da informação da Latam, em parceria com a OpenAI.

Baseada em tecnologias renomadas como o GPT-4 e o DALL-E 3, a Amelia permite que o funcionário da Latam exerça uma melhor gestão de seu tempo e foque esforços nas tarefas mais estratégicas.

“A Latam já utiliza ferramentas de inteligência artificial há algum tempo, principalmente no que diz respeito à otimização da experiência do cliente. Após essas experiências com ótimos índices de sucesso, resolvemos avançar para a etapa de internalizar o uso de IA para todos na companhia. Nosso objetivo é descentralizar o uso da tecnologia de IA, permitindo que todos os setores da Latam possam utilizar ferramentas que otimizam a rotina de trabalho. Tudo de forma muito segura, em ambiente fechado, preservando as informações da empresa”, explica Juliana Rios, vice-presidente de Digital e TI do Grupo Latam.

As ferramentas disponíveis na plataforma Amelia para os funcionários do Grupo Latam são:

Chat Livre: chatbot oficial da Latam desenvolvido a partir da tecnologia GPT-4 da OpenAI, a ferramenta funciona como assistente virtual para agilizar algumas tarefas principalmente dos funcionários administrativos da companhia. Por meio da interação por texto ou áudio com o assistente, é possível obter auxílio na resolução de problemas, traduzir textos para diversos idiomas, ter suporte em redação e revisão de textos, na organização de tarefas, agendas e informações e realizar pesquisas sobre conhecimentos gerais, dentre outras funções.

Imagens: ferramenta que permite ao usuário da Latam dar asas à imaginação, gerando imagens a partir de descrições de texto para ilustrar materiais corporativos internos. A ferramenta foi construída a partir do DALL-E 3, versão avançada do modelo da OpenAI para geração de elementos visuais.

RH+: ferramenta para acompanhar o colaborador em sua jornada, reunindo informações sobre recursos operacionais da empresa, benefícios, sistemas e dúvidas sobre o ambiente de trabalho. A ferramenta utiliza inteligência artificial abastecida por um banco de dados da Latam para responder às dúvidas do usuário, interagindo com ele por meio de chat de texto ou voz, com foco na acessibilidade.

Receba as noticias do Portal diretamente no seu whatsapp, através de nosso canal. Clique aqui e se inscreva.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here