Por exigência das autoridades portuguesas, desde o dia 1º de Agosto, todos os passageiros que tenham como destino final Portugal, inclusive cidadãos portugueses e passageiros residentes em Portugal, só poderão embarcar no Brasil se apresentarem o teste RT-PCR para COVID-19 no momento do embarque.
Alertamos também que por determinação das autoridades portuguesas as companhias aéreas, incluindo a TAP Air Portugal, só poderão aceitar como teste negativo válido, o teste molecular RT-PCR. Não será possível aceitar para embarque passageiros que apresentem qualquer outro tipo de teste.
Assim, só podem embarcar nos voos do Brasil para Portugal passageiros que apresentem o teste molecular RT-PCR negativo realizado nas 72 horas antes do voo.
Vale ressaltar mais uma vez que esta ação foi uma exigência das autoridades portuguesas e que o teste tem que ser realizado nas 72 horas que antecedem o voo, ou será recusado o embarque do passageiro para o seu voo.
A TAP, no sentido de auxiliar seus passageiros para se adequar a essa obrigatoriedade, fez uma parceria com os laboratórios Fleury em São Paulo e Clinica Felippe Mattoso no Rio de Janeiro. A parceria dá uma condição especial de 25% de desconto para os clientes TAP em parceiros que estão comprometidos em entregar o resultado do exame em até 72 horas antes do embarque, como determina as autoridades portuguesas. Em breve novas regiões podem ser contempladas com parcerias como esta.
Em agosto a TAP retoma as operações para Belo Horizonte, Fortaleza e Recife, e em setembro volta a voar também para Brasília e Salvador
As operações para São Paulo e Rio de Janeiro também foram reforçadas, São Paulo passou de 4 voos semanais para voos diários e o Rio de janeiro passou de 2 frequências semanais para quatro, sendo três frequências Rio – Lisboa e 1 frequência semanal Rio de janeiro – Porto.
A TAP está repondo gradualmente a sua operação e tem programado para agosto 36 voos semanais de ida e volta do Brasil para Portugal, num total de 6 rotas. Em Setembro, a companhia prevê realizar perto de 44 voos por semana, num total de 8 rotas.