TAP, TAP Air Portugal (Portugal), Portal Aviação Brasil

A Transportes Aéreos Portugueses iniciou voos em março de 1945 com uma empresa do governo. Os primeiros voos foram a bordo de aeronaves C-47 convertidas para Douglas DC-3. Para as rotas de menor alcance a empresa utilizava o Lockheed L18 Lodestar. Em 1946 a empresa converteu os C-54 para Douglas DC-4, os quais utilizava em rotas para Londres e Paris. Em 1953 a TAP utilizou o Lockheed L1049 Constellation para rotas de longa distância.

Em 30 de outubro de 1960, voando com os Super Constellation, a TAP iniciou seus voos para o Brasil. A era dos jatos para a TAP se deu em 1962 com a chegada de 3 Caravelle SE-210. Em 1966 chegou o Boeing 707 e em 1967 o Boeing 727-100. Em 1972 a TAP operou o Boeing 747-100.

No início dos anos 80 alguns Boeing 707 foram substituídos pelos Lockheed L1011-500 e os Boeing 707 foram utilizados como cargueiros. Ainda nos anos 80 os Boeing 737-200 e Airbus A310 substituíram os Boeing 727 na rota para Londres. Em 1984 a TAP vendeu seus dois Boeing 747 para a TWA e seus voos para o Brasil passaram a ser operados com Lockheed L-1011 Tristar para o Rio de Janeiro e São Paulo (Guarulhos). Em junho de 1989 começou a operar um voo direto de São Paulo para Lisboa.

Em 1991 passou a oferecer dois voos entre Lisboa e Recife com Airbus A310-300. Em 1992 chegou o Airbus A320 e ainda nos anos 90 os Airbus A340-300. Em 1993 passou a servir as cidades de Oslo, Tel Aviv e Salvador. No início de 1995 a TAP colocou na rota para São Paulo e Rio de Janeiro o Airbus A340-300 no lugar do L-1011 Tristar. Em 1998 já operava nove frequências para São Paulo e Rio de Janeiro. Em 1999 o nordeste brasileiro era fortemente atendido com o Airbus A310-300 nas cidades de Fortaleza, Natal, Recife e Salvador.

Em julho de 2001 Salvador passou a ser atendido com voos Nonstop com Airbus A310-300.

Em fevereiro de 2005, além da nova identidade visual, deu início a um acordo de code-share com a Lufthansa e em março com a Spanair, da Espanha, e a Austrian Airlines, além de implantar os bilhetes eletrônicos no Brasil.

A TAP assinou no final de novembro de 2008 em Toulouse, com a Airbus, o contrato para a aquisição de 12 aviões A350 XWB, com opção para mais três unidades. A Companhia converteu assim a sua encomenda inicial do A350, feita em Dezembro de 2005, na encomenda do novo A350 XWB, e confirmou simultaneamente o número de aparelhos de 10 para 12.

Em novembro de 2014 a Gol Linhas Aéreas e a TAP Air Portugal deram início à parceria de code-share. Nesta primeira etapa, a TAP passou a comercializar os trechos da Gol, beneficiando os clientes das duas companhias que fazem escalas e conexões entre os dois países.

Em 2015 transportou 703.757 passageiros do Brasil para Portugal, com 80,55% de aproveitamento, e 725.856 passageiros de Portugal para o Brasil, com 82,29% de aproveitamento, totalizando 1.429.613 passageiros na rota.

Foi eleita por clientes ao redor de todo o mundo na posição 64ª do Skytrax World Airline Awards 2016, que é “o Oscar da indústria da aviação”. São os prêmios de qualidade mais cobiçados para a indústria aérea mundial, e um referencia global de excelência aérea. É uma “3 Star Arline Skytrax”.

Voos Operados de e para o Brasil

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Frota da Empresa

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Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Natal, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo

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