A Airbus, a Dassault Aviation, a ONERA, o Ministério dos Transportes da França e a Safran lançaram o primeiro estudo em voo de uma aeronave de corredor único movida a combustível de aviação sustentável não misturado (SAF).
Durante o teste de voo sobre a região de Toulouse, ontem, 28 de outubro, um motor CFM LEAP-1A de uma aeronave de teste Airbus A319neo operou com 100% SAF. Os resultados iniciais dos testes de solo e de vôo são esperados para 2022.
O SAF não misturado é fornecido pela Total Energies. É feito de esteres hidroprocessados e ácidos graxos (HEFA), que consiste principalmente em óleo de cozinha usado, bem como outras gorduras residuais. HEFA é feito de hidrocarbonetos parafínicos e é livre de aromáticos e enxofre. Aproximadamente 57 toneladas de SAF serão usadas em toda a campanha de teste. É produzido na Normandia perto de Le Havre, França. O SAF 100% também será utilizado para estudos de compatibilidade e operabilidade do motor no motor Safran Helicopters Arrano usado no Airbus Helicopters H160, com início previsto para 2022.
A Airbus, em colaboração com a DLR, é responsável por caracterizar e analisar o impacto de 100% SAF nas emissões terrestres e em vôo.
A Safran concentra-se em estudos de compatibilidade relacionados ao sistema de combustível e adaptação de motor para aeronaves comerciais e de helicóptero e sua otimização para vários tipos de combustíveis 100% SAF. A Safran realizará testes de solo do motor LEAP com 100% SAF em suas instalações de Villaroche ainda este ano para completar a análise.
ONERA está apoiando a Airbus e a Safran na análise da compatibilidade do combustível com os sistemas da aeronave e será responsável por preparar, analisar e interpretar os resultados dos testes para o impacto do SAF 100% nas emissões e formação de rastros.
A Dassault Aviation está contribuindo para os estudos de compatibilidade de materiais e equipamentos e verificando 100% de susceptibilidade à biocontaminação SAF.
O estudo, conhecido como VOLCAN (VOL avec Carburants Alternatifs Nouveaux), contribui para os esforços globais de descarbonização em curso em toda a indústria aeronáutica e beneficia de um financiamento do plano de recuperação France Relance, parte deste dedicado à descarbonização da aviação, que é implementado pela DGAC sob a supervisão de Jean-Baptiste Djebbari, Ministro dos Transportes da França.
O objetivo final do estudo é promover a implantação em larga escala e o uso de SAF, e a certificação de 100% SAF para uso em aeronaves comerciais de corredor único e a nova geração de jatos executivos.