A United Airlines foi a única empresa tradicional a figurar entre as cinco primeiras colocadas da pesquisa Airline Quality Rating, que elabora anualmente o ranking das melhores companhias de aviação dos Estados Unidos de acordo com a qualidade dos serviços prestados. A JetBlue Airlines ocupou o primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo. Foi seguida por AirTran Airways, Southwest Airlines, United e Alaska Airlines.
De acordo com a pesquisa, cujos resultados foram publicados pelo jornal Chicago Tribune, a United foi uma das poucas empresas a melhorar seu desempenho com relação ao ano anterior. Em 2004, a United tinha ficado na nona colocação. O resultado deste ano é o melhor da empresa desde 1996, quando ficou em terceiro lugar.
A análise é feita com base nos dados publicados pelo governo dos Estados Unidos sobre o desempenho das empresas aéreas em quatro setores: cumprimento dos horários de chegada, reservas ignoradas, bagagens perdidas e queixas dos consumidores. De acordo com o professor Dean Headley, da Universidade Estadual de Wichita, o desempenho geral vem caindo, refletindo, especialmente, os cortes feitos pelas empresas no número de funcionários.
Comentando o assunto, a porta-voz da United Robin Urbanski declarou que os resultados confirmam pesquisas internas feitas pela empresa com relação à satisfação de seus clientes. “O que acontece nas mesas de negociações é duro e difícil para todos, mas nossos funcionários sabem que ajudar a United a sobreviver neste ambiente altamente competitivo é, no fim das contas, deixar o cliente satisfeito”, afirmou.
FONTE: Aviação Brasil / United Airlines – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP