Sabre Airline Solutions e Aeropostal anunciaram hoje a implementação bem sucedida do sistema de gerenciamento de equipe Sabre AirCrews e do sistema Sabre AirOps Movement Manager.

Ambos produtos de missão crítica estão sendo entregues através da solução de rede dedicada e habilitada na Web, a Sabre eMergo, que oferece à Aeropostal o acesso as importantes ferramentas utilizadas por companhias aéreas maiores, ao mesmo tempo em que assegura um custo de propriedade total menor, através da eliminação da necessidade de custos proibitivos de hardware logo de início. Estas aplicações são instaladas em servidores de alta disponibilidade Unix e acessadas em computadores padronizados de mesa, oferecendo uma solução com sistema genuinamente aberto, o que resulta em menores custos operacionais, diminuição dos requisitos de treinamento e tempo acelerado dos produtos ao mercado com tecnologias novas.

AirCrews entrou em operações na Aeropostal em setembro com o Pairing Optimizer (Otimizador de Pares). Um mês após esta instalação, a Aeropostal já foi capaz de incrementar a eficiência das operações de suas equipes, com a diminuição do número necessário de dias-equipe em quase 6%.

“O modelo ASP nos permite automatizar o que estava sendo efetuado através de processos manuais na Aeropostal, portanto fomos capazes de ver resultados reais com benefícios imediatos”, disse Licio Piccoli, diretor de informações na Aeropostal. “Não temos os recursos para dedicar à instalação de um Centro de Operações de Sistemas no local, porém, com a opção eMergo, temos a tecnologia sem os dispendiosos custos de hardware de antemão, nem do custo contínuo para manter o sistema. Em adição, Sabre Airline Solutions facilitou o acesso ao sistema, vinculando os servidores Unix aos PCs para uma interface gráfica de usuário – tal como o uso de um mouse de três botões”.

O conjunto AirCrews que a Aeropostal implementou contém uma gama completa de funções para satisfazer as necessidades de gerenciamento de ponta a ponta das equipes para companhias aéreas de todos os tamanhos. O sistema utiliza uma interface gráfica de usuário e um banco de dados centralizado que juntos oferecem acesso facilitado e eficiente a dados precisos em todas as áreas de operações de equipes. Nas palavras do Capt. Enrique Zerpa, responsável pela coordenação e implementação dos conjuntos AirCrews dentro da Aeropostal, “A implementação de AirCrews tem beneficiado a Aeropostal através da concessão de um nível muito mais elevado de controle com relação a utilização da nossa força de trabalho. Integrando funções entre AirCrews, AirOps e a programação gerada pela AirFlite, podemos operar com maior eficiência. O Acesso à Internet pela Equipe (Crew Internet Access – C.I.A.) tem oferecido as equipes meios eficientes e de baixo custo para se comunicarem com o Departamento de Escalação para atender itens como vôo, dia de folga, Trocas, pedidos para funções específicas e muitas outras funções que normalmente tomavam muito tempo dos programadores de escalas no atendimento de chamadas telefônicas”.

O sistema AirOps Movement Manager, que entrou em operações na Aeropostal em junho, possibilita que as companhias aéreas monitorem e programem com sucesso as operações de vôo e manutenção, ao mesmo tempo em que ainda maximiza o potencial de receita destes recursos vitais.

Companhias aéreas utilizando o AirOps Movement Manager podem conseguir até 10% de aperfeiçoamento em desempenho único, aperfeiçoa o resultado da manutenção em até 2% como resultado de melhor utilização da aeronave, reduz as taxas de comunicações em até 25% e aumenta a produtividade da companhia aérea em até 10%, todos juntos podendo produzir diversos milhões de dólares em economias em custos.

Ambas aplicações trabalharão em conjunto com outros elementos da carteira Sabre Airline Solutions que a Aeropostal tem utilizado, que inclui o Sabre Passenger Reservations System, o Sabre Flight Operations System (FOS) e a versão em PC do Sabre AirFlite Schedule Manager.

“A Aeropostal une-se a um número crescente de companhias aéreas que têm nos procurado para obter sistemas integrados e acessíveis”, disse Steve Clampett, presidente de Produtos e Serviços para Companhias Aéreas (Airline Products and Services) no Sabre Airline Solutions. “As companhias aéreas querem simplificação, e um dos elementos chave para a simplificação é ter sistemas que trabalham em conjunto de uma maneira integrada. Em virtude dela ser uma prioridade para as companhias aéreas, a tornamos a nossa prioridade para o nosso investimento e desenvolvimento contínuo. Atualmente temos mais de 100 pontos de integração entre nossos produtos e temos outros mais de 100 em desenvolvimento ou em planejamento. Esta integração tornou tudo mais praticável com a nossa entrega ASP de mais de 20 aplicações, incluindo sistemas de missão crítica, tais como a AirCrews e a AirOps”.

Com a utilização da entrega eMergo, as companhias aéreas podem acessar a tecnologia de otimização da abrangente carteira abrangente de Sabre Airline Solutions, através da Internet ou por um circuito dedicado, que economiza nos custos que tipicamente seriam necessários com a aquisição de hardware e de software, implementação de sistemas, pessoal de apoio, armazenamento de dados e manutenção contínua. Estas economias estão produzindo resultados financeiros significativos para os clientes – tipicamente uma redução de 30% ou até mais no custo total de propriedade, versus as soluções tradicionais, baseadas em propriedade.

Paralelamente a diminuição do custo total de propriedade, o conjunto eMergo de aplicações simplificadas e padronizadas produz implementações mais rápidas, aperfeiçoa o tempo de entrega ao mercado e oferece maior integração com outros produtos de software de Sabre Airline Solutions. O ambiente eMergo possibilita que uma companhia aérea se concentre em seus negócios centrais e proporciona uma flexibilidade maior para gerenciar os atuais recursos internos de TI. Atualmente a solução eMergo entrega aplicações para mais de 38 transportadoras aéreas diferentes através de uma interface de portal em comum.

Além das economias em custos destes sistemas, a Aeropostal observa que eles os auxiliam também no aperfeiçoamento da experiência do viajante.

“Com as eficiências incrementadas nas operações e nos processos de equipes, os viajantes deverão se deparar com menos atrasos e cancelamentos de vôos, o que conseqüentemente aperfeiçoa a satisfação do cliente”, disse Piccoli.

O próximo sistema a ser colocado em produção na Aeropostal será o AirOps Decision Manager, que entrega um planejamento prévio de eventos de interrupções, soluções otimizadas de recuperação e maior rapidez de solução. Estas soluções possibilitam cenários múltiplos a serem avaliados rapidamente e auxiliam na entrega de soluções oportunas para voltar as operações normais.

Sobre Sabre Airline Solutions

Sabre Airline Solutions, uma companhia Sabre Holdings, é o maior provedor mundial de produtos de software, sistemas de controle de reservas e de partidas e serviços de consultoria para auxiliar as companhias aéreas simplificarem as operações e diminuírem os custos. Mais de 200 companhias aéreas mundialmente utilizam a ampla extensão de soluções de software de Sabre Airline Solutions como ferramentas de suporte em decisões para incrementar a receita e aperfeiçoar as operações. Mais de 90 companhias aéreas mundialmente confiam em Sabre Airline Solutions para seus sistemas de controle de reservas e de partidas, com 16 transportadoras aéreas novas e oito renovações assinadas durante 2002. Paralelamente, mais de 100 clientes mundialmente tem optado pelo grupo de consultoria Sabre Airline Solutions para consultoria estratégica, comercial e operacional. Mais de 300 contratos foram assinados em 2002 dentro de Sabre Airline Solutions.

Sabre Holdings Corporation é líder mundial no comércio de viagens, produtos de revenda de viagens e no fornecimento de soluções de distribuição e de tecnologia para a indústria de viagens. Mais informações sobre Sabre Holdings estão disponíveis em http://www.sabre-holdings.com/

FONTE: Sabre Airlines Solutions – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here