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Airbus A380 fará teste de rota para os EUA dia 19 de março

Dois A380 vão voar para duas destinações nos EUA no dia 19 de março próximo, permitindo que as costas Leste e Oeste recebam simultaneamente o maior avião comercial do mundo, que será também o mais avançado e o de melhor convívio com o meio ambiente.

O A380 de número MSN 7 vai levar cerca de 500 passageiros para o aeroporto John Kennedy em Nova York, como parte de um programa de ensaios em rotas feito conjuntamente com a Lufthansa, durante um período de 12 dias. Simultaneamente, o A380 número MSN 1 vai pousar no aeroporto de Los Angeles como parte dos testes de compatibilidade com aeroportos, a ser feito no local com a assistência da Qantas Airways.

Como parte do programa de ensaios em rotas, o A380 MSN 7 decolará no dia 19 da base da Lufthansa em Frankfurt, com a cabine de passageiros toda instalada, e voará naquele dia para Nova York, depois no dia 20 irá para o aeroporto de O’Hare em Chicago e retornará no dia 21 a Frankfurt. O avião posteriormente irá a Hong Kong (24 de março), retorna aos EUA para visitar Washington no dia 25 e volta à base da Lufthansa. No caminho de retorno de Frankfurt para Toulouse ele fará uma escala em Munique no dia 28 de março. O objetivo do programa de testes em rotas, sempre feito em conjunto com uma empresa aérea (no caso da Lufthansa), é efetuar uma calibragem fina dos sistemas da cabine de passageiros sob condições realistas em vários vôos, como parte da preparação para entrar em serviço no fim deste ano.

Durante os vôos de testes em rotas, o A380 vai ser tripulado por pilotos de ensaios da Airbus e por experimentados e treinados pilotos da Lufthansa. O serviço de bordo desses vôos de longa distância, com cerca de 500 convidados, será efetuado por tripulantes comerciais da Lufthansa.

O A380 MSN 1 voará ao aeroporto de Los Angeles para testes de compatibilidade em instalações aeroportuárias. Os testes em Los Angeles serão feitos em cooperação com as autoridades aeroportuárias locais e com a Qantas Airways. Esses testes vão incluir manobras no solo, atracação no portão de embarque, serviços no solo e uso de equipamentos, incluindo reabastecimento. Los Angeles é a primeira destinação dos EUA prevista de ser atendida em serviço pela Qantas, e é o quinto mais movimentado aeroporto do mundo. Desde os primeiros testes no aeroporto de Frankfurt em 2005, o A380 já visitou mais de 40 aeroportos, e em 2011 mais de 70 instalações aeroportuárias mundiais estarão prontas para suas operações.

“Após termos levado o A380 a diversos aeroportos da Europa, Oriente Médio, Ásia, Austrália e da África estamos orgulhosos de, como parte dos testes em rotas, apresentá-lo para o povo americano”, disse Mario Heinen, vice presidente executivo e chefe do programa A380. “Os aeroportos de Los Angeles, o John Kennedy de Nova York, O’Hare de Chicago e Dulles em Washington são destinações futuras importantes para o A380. Após esses testes, eles poderão confirmar estarem prontos para receber esse avião, quando as empresas começarem a operá-lo”.

“Também o silêncio e o reduzido impacto ambiental do A380 vão surpreender positivamente as comunidades, como ocorreu em outras partes, enquanto os benefícios econômicos, incluindo o consumo de apenas 3 litros por passageiro/100 quilômetros, já convencerem os clientes. Agradeço à Lufthansa por sua cooperação nos testes em rotas e nos ensaios anteriores conjuntos, e à Qantas por seu testes de compatibilidade em Los Angeles, além dos aeroportos em questão”, ele acrescentou.

A primeira entrega do A380 está prevista para outubro de 2007 à Singapore Airlines. O A380 recebeu a homologação conjunta européia da EASA (European Aviation Safety Agency) e da FAA dos EUA em dezembro de 2006. As encomendas firmes e compromissos alcançam a 166 aviões de 15 clientes.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

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Last Updated on março 12, 2007 by Alexandre Barros (Aviação Brasil)