A Boeing e a Arik Air, mais nova linha aérea da Nigéria, anunciaram hoje a compra de dez jatos 737-800 Next-Generation, quatro unidades do 787-9 e mais um Boeing 777-300ER (Extended Range). A encomenda está avaliada em US$ 1,8 bilhão, a preços de tabela.
O 777-300ER constava na lista de Compras & Entregas do site da Boeing, como sendo de um cliente não-identificado. Os dez jatos 737-800 e os quatro 787-9 da Arik farão parte da agenda do site após atualização.
Em abril, a Arik Air recebeu dois 737-700s e anunciou a compra de dois jatos 777-200LR (Longer Range), dois 777-300ERs e três 787-9 Dreamliners para iniciar a maior e mais agressiva modernização de frota na história da aviação da Nigéria.
“O anúncio da compra de outro jato demonstra nosso compromisso com o propósito estratégico de estabelecer um serviço de aviação comercial com padrões internacionais na Nigéria”, disse o diretor-gerente da Arik, Mike McTighe. “Nossa opção por misturar produtos da Boeing para servir nossos clientes, regional e internacionalmente, é baseada em análises que apontam para operações mais eficientes e econômicas, enquanto fornecem conforto e segurança aos passageiros”, conclui.
A Arik Air é a segunda linha aérea Africana a selecionar os dois modelos de jatos com corredor duplo e de famílias diferentes – 787 e 777. Sua comunalidade no design e operação permitirá às linhas aéreas mais escolhas e menos risco ao estruturar planos de rota mais econômicos, eficientes e lucrativos. A Boeing também trabalha em parceria com a linha aérea para ajudar a Nigéria a obter o status 1 na categoria de classificação da FAA, órgão americano responsável pelo gerenciamento das linhas aéreas nos EUA, o que permitiria à Arik Air voar diretamente para aeroportos americanos.
“A Arik entende a dinâmica de aviões econômicos e uma frota planejada”, disse Lee Monson, vice-presidente de Vendas para o Oriente Médio e África da Boeing Commercial Airplanes. “Com uma frota mista e moderna de jatos Boeing, a aérea atenderá seus clientes bem e vai aumentar sua capacidade de crescimento e sucesso, colaborando diretamente com o desenvolvimento econômico da Nigéria”, explica Monson.
A Arik Air é a linha aérea particular com o crescimento mais rápido da Nigéria, oferecendo 11 rotas domésticas – com frota de 16 aeronaves. A empresa também atua como peça fundamental no desenvolvimento da infra-estrutura da aviação da Nigéria.
FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP