A GOL Linhas Aéreas comemorou seu 2º aniversário como companhia aberta listada nas bolsas de São Paulo e Nova York com o lançamento de uma nova versão do seu site de relações com investidores (“RI”). Em linha com sua estratégia diferenciada de comunicação financeira, o novo site de RI da GOL inclui diversas inovações, tais como homepages com informações específicas para públicos diferentes: analistas, investidores institucionais e investidores pessoa física.

As negociações das ações da GOL foram iniciadas em 24 de junho de 2004 e, até o fechamento da sexta-feira passada, as ações GOLL4 valorizaram 186%, a as ADS GOL tiveram valorização de 303%. O volume médio diário de negociação das ações da GOL, somando Bovespa e NYSE, excedeu US$ 10 milhões em 2005, posicionando-as entre os papéis mais negociados de companhias aéreas. Companhia do Nível 2 de Governança Corporativa da Bovespa, a GOL foi incluída, em 2005, nos índices IBrX50, IGC, ITAG e MSCI, o que indica a maior liquidez de suas ações preferenciais.

O IPO da GOL foi a segunda listagem simultânea de uma empresa brasileira na Bovespa e na NYSE. O principal objetivo das listagens foi captar recursos para a expansão da Companhia e permitir a diversificação de suas fontes de capital, atraindo com sucesso uma base de investidores diversificada: global, aviação, mercados emergentes e brasileiros.

Desde o IPO na Bovespa e na NYSE, a GOL construiu seu programa de RI em torno de três princípios fundamentais: transparência, garantia de acesso à informação, e igualdade de tratamento. A Companhia é comprometida com a transparência de seus demonstrativos financeiros e continua a investir em processos e controles, para assegurar que essas informações estejam de acordo com as melhores práticas internacionais de contabilidade. É uma das poucas emissoras na América do Sul que já incorporou os padrões exigidos pela Lei Sarbanes-Oxley. Brevemente, os resultados da GOL em US GAAP serão também disponibilizados no formato XBRL, visto que a Companhia foi uma das 17 empresas pioneiras no mundo a aderir ao programa piloto da SEC com essa finalidade.

Adicionalmente às homepages individualizadas, divulgação simultânea de informações em português e inglês, conteúdo aberto a todos os públicos, atualizações contínuas 24×7 e alto grau de disponibilidade (99,997%), destacam-se outras novidades:

• layout e conteúdo disponíveis em HTML, com impressão mais “amigável”;
• ferramenta de procura histórica de preços de GOLL4 e GOL;
• calculadora de dividendos e de simulação de negociações com GOLL4 e GOL;
• ferramenta de busca para todo o conteúdo do site;
• seção “arquivo”, dinamizando a procura por informações;
• formulário de feedback para avaliação e aperfeiçoamento contínuo do site de RI;
• kit do investidor e pacote de divulgação personalizados.

“A estratégia integrada da GOL para divulgação corporativa contém três elementos principais: relatórios financeiros obrigatórios, divulgações suplementares e interação com investidores e intermediários – que são consistentes e mutuamente sinérgicos” comenta Richard Lark, Vicepresidente Financeiro e Diretor de Relações com Investidores da GOL. “A adequada disseminação desses elementos auxilia o mercado no entendimento dos negócios, da estratégia e das metas financeiras (“guidance”) da GOL, e é feita com igualdade de tratamento pelo nosso website de RI, que ganha agora mais dinamismo e especificidade”, completa.

FONTE: Aviação Brasil – Assessoria de Imprensa – São Paulo/SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here