Início Notícias Últimas Noticias Operação da Polícia Federal chega até passageiros de vôos domésticos

Operação da Polícia Federal chega até passageiros de vôos domésticos

Os agentes da Polícia Federal (PF) entram hoje no oitavo dia de greve prometendo aumentar os atrasos nos aeroportos. A partir das 6h, a operação padrão que elevou o rigor na fiscalização de vôos internacionais será estendida, em parte, para viagens domésticas.

A iniciativa obrigará passageiros a se identificarem a um policial antes do embarque. Também haverá agentes de plantão no setor de inspeção, junto a aparelhos de detector de metais.

A idéia é ampliar a operação para vôos domésticos nos maiores terminais do país – Rio, São Paulo, Porto Alegre e Salvador -, mas pode ser aplicada em outras capitais.

No aeroporto Salgado Filho, a manobra deverá atingir cerca de 4 mil pessoas que deixam o Estado em 78 vôos diários com destino a outras cidades brasileiras.

A identificação, em princípio, deverá elevar de dois para três minutos a vistoria. Transtorno maior terá quem for tratado como suspeito ou esquecer de levar documentos com foto e tenha, por acaso, passado ileso pelo check in sem se identificar. Nesses casos, o passageiro será levado até as cabines da PF e terá seus dados consultados em computadores conectados ao Sistema Nacional de Procurados e Impedidos (Sinpi).

A pesquisa no Simp é de praxe em vôos internacionais. Em virtude da greve, os agentes intensificaram essa consulta para todos os passageiros, antes feita por amostragem. A fiscalização tem gerado atraso médio de uma hora em Porto Alegre e de até quatro horas em Guarulhos (SP).

– Isso é uma grande injustiça com a gente que tem compromisso. Temos de levantar mais cedo, perder horas em filas – reclamou ontem à tarde o empresário paulista José Afonso, 49 anos, antes de embarcar para São Paulo.

Marco Aurélio Franceschi, superintendente da Infraero, disse que a empresa não pode interferir nas operações da PF, porque a corporação tem o direito de fiscalizar o aeroporto, mas prometeu agir para facilitar ao máximo o deslocamento dos passageiros.

FONTE: Zero Hora – Fernando Valduga – Porto Alegre/RS

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

error: Conteúdo Protegido !!
Sair da versão mobile

Last Updated on março 17, 2004 by Alexandre Barros (Aviação Brasil)