O presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, confirmou hoje junto à Airbus, no Salão Aeroespacial da França, em Le Bourget, contrato para compra firme de 20 Airbus A320 com mais 20 opções para a mesma família de aeronaves (inclui A320, A319 e A321). A companhia também assinou um Memorando de Entendimento para a compra de oito A350-900 com mais sete opções, sujeita a determiandas condições.

A TAM foi a primeira empresa aérea da América do Sul a encomendar os A350 intercontinentais e os A321 para 185 passageiros.

Os aviões da família A320 serão entregues entre o final de 2007 e 2010. Eles terão interior em classe única e vão operar em linhas domésticas e da América do Sul.

As entregas do novo A350 deverão começar em fins de 2012 e eles serão colocados em operação na rede internacional da TAM servindo Paris, Miami e Nova York.

“A Airbus nos fornece aviões avançados e temos o compromisso de termos a frota mais moderna da América Latina, e com a tecnologia moderna aperfeiçoamos a segurança e a manutenção”, declarou Marco Bologna presidente da TAM. “A eficiente Família A320 nos permitiu crescer e abrir novas rotas. Esperamos pelo A350 que nos parece muito promissor”.

“Estamos orgulhosos de sermos os fornecedores de aviões favoritos da TAM e esta nova encomenda é uma prova do rápido crescimento dessa empresa nos mercados doméstico e internacional”, disse Noel Forgeard presidente executivo e do conselho da Airbus. “Estamos confiantes que o A350 vai oferecer a capacidade, economia, tecnologia e o conforto que a TAM necessita”.

As novas contratações estabelecem o plano básico de expansão da frota da TAM Linhas Aéreas, acreditando no crescimento do tráfego aéreo, na regulação dinâmica da oferta e na economia brasileira. Com isso, fica mantido o compromisso da empresa de oferecer uma das mais modernas frotas da aviação brasileira, com tecnologia de última geração e uma prestação de serviço de transporte aéreo diferenciada, como é da tradição da TAM.

Além dos contratos anunciados hoje, a TAM já possui uma ordem firme para entrega de 10 Airbus A320: um em agosto de 2005, quatro em 2006, três em 2007 e dois em 2008.

A Família A350 se beneficia de saltos tecnológicos desenvolvidos para o A380. Com 60% de sua estrutura feita em materiais avançados e mais leves, na forma de fibras carbônicas nas asas e fuselagem em alumínio lítio, o Airbus A350 vai ser mais leve por assento e assim mais econômico. Este projeto, com a manutenção centralizada e revisões com maiores intervalos, vai ajudar a oferecer baixos custos de manutenção e de operação.

A Família A350 é formada pelo A350-800 para 253 passageiros em 3 classes em vôos de até 16.300 km, e o A350-900 levando 300 passageiros em 3 classes a uma distância de 13.900 km.

A TAM utiliza hoje 56 aviões da Airbus, incluindo 34 A320, 13 A319 e 9 A330-200, sendo a maior operadora de aviões Airbus na América Latina.

No último mês de maio, a TAM foi reconhecida com o Prêmio de Excelência da Airbus pela melhor performance técnica obtida na operação das aeronaves da família A320, nos últimos dois anos, com despachabilidade operacional de 99,57%. A fabricante também concedeu o prêmio pela maior média de decolagens da frota. É o segundo prêmio consecutivo recebido pela empresa.

A Família A320 (que inclui os A318,A319,A320 e A321) acumulou 30 milhões de horas de vôo até hoje. Ela oferece cabines de passageiros e poltronas mais largas, bagageiros de teto maiores, corredores mais largos e tecnologia avançada, representada em especial pelos comandos de vôo eletrônicos (fly-by-wire). A Família A320 é a mais econômica da categoria e oferece total padronização operacional e de manutenção.

FONTE: Aviação Brasil – Redação – Material Editado – São Paulo/SP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here