Evento organizado para o mercado aeroportuário, a Airport Infra Expo será realizada no aeroporto de Congonhas, em São Paulo-SP, de 26 a 28 de abril de 2011. Trata-se da estreia de um evento especialmente voltado para a cadeia de produtos e serviços destinados à operação aeroportuária e que reunirá mais de 100 empresas brasileiras e internacionais, de onze diferentes países.
Com uma área de 15 mil m² para exposição indoor e outdoor, a Airport Infra Expo, organizada pela Sator Eventos, contará com a participação de empresas dos segmentos de controle de tráfego aéreo, comunicação, navegação, meteorologia, ground support, construção, design, operações, meio ambiente, segurança, tecnologia da informação, entre outros relacionados à infraestrutura aeroportuária.
A identificação da necessidade de um evento neste modelo veio da vasta experiência na organização de feiras de negócios e do conhecimento comprovado no setor aéreo da Sator Eventos, organizadora da Airport Infra Expo, que promete atender a toda a dinâmica operacional de um aeroporto.
“A feira vem suprir uma carência importante no mercado brasileiro: de contar com um espaço dedicado à interação entre demanda e oferta, aproximando empresas nacionais e internacionais da realidade dos aeroportos brasileiros e das infindáveis oportunidades de investimentos que existem neste setor”, afirma a diretora da Sator Eventos, Paula Faria, responsável pela organização do evento.
O aquecimento da economia, o surgimento de uma nova classe média ávida por consumo, o barateamento do transporte aéreo, além da proximidade de grandes eventos (a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016, ambas a serem realizadas no Brasil), evidenciaram gargalos importantes que limitam o crescimento da aviação civil e comercial e que demandam investimentos e precisam ser solucionados.
Segundo o relatório elaborado pela consultoria McKinsey, investimentos da ordem de R$ 25 a 34 bilhões serão necessários nas próximas duas décadas para solucionar os gargalos já identificados. “Essa efervescência só confirma a importância de contar com um evento que concentre as possibilidades comerciais desse mercado, unindo demanda da oferta em um ambiente exclusivamente preparado para os negócios”, afirma Paula.
A Airport Infra Expo já atraiu o interesse de empresas do porte da francesa TLD, as americanas Waterblasting e Bosserman, a inglesa Smiths Detection, a italiana Ceia, a belga ADB Air Solutions, a finlandesa Vaisala e as brasileiras Rucker, DMDL, EBCO, Grupo MPE, IACIT, Paleta, Balaska, Berkana, Hobeco, Usina WZ, Detronix, Fighter, Lavrita e Sae South America. Ao todo, cerca de 11 países estarão representados no evento.
Simultaneamente à feira, acontece o 1º Seminário Internacional de Infraestrutura Aeroportuária da América Latina, evento que promoverá a discussão sobre as diretrizes o setor no Brasil e no exterior.
Especialistas da iniciativa privada e acadêmicos do Brasil e do exterior e representantes do governo federal estarão reunidos para analisar e projetar diretrizes possíveis para solucionar os desafios impostos pelas limitações da atual infraestrutura aeroportuária no País.
Durante os dois dias reservados ao seminário serão abordados temas conjunturais e de mercado, regulação, construção e ampliação de aeroportos, controle de tráfego aéreo, operação, meio ambiente, tecnologia da informação e ground support. A grade de palestras já foi definida e está disponível no site do evento, em http://www.airportinfraexpo.com.br