O aeroporto de Cascavel, no Paraná, embarcou, de janeiro a novembro de 2019 um total de 101.607 passageiros, dos quais 78,91% pela Azul e 21,09 pela Gol. Os principais destinos são Curitiba, Campinas e Guarulhos. Em 2018 foram embarcados 71.638 passageiros, somente pela Azul, pois a Gol ainda não operava no aeródromo.

Fundado em 12 de novembro de 1977, o Aeroporto Municipal de Cascavel – SBCA – Cel. Adalberto Mendes da Silva é administrado pela Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito – Cettrans, empresa pública municipal da administração indireta da Cidade de Cascavel – PR.

O aeródromo está a uma altitude de 2.473 pés (754 metros), e as coordenadas geográficas são 25º00’08″S/053º30’07″WO. Possui pista com designativo das cabeceiras 15/33, com resistência (PCN) de 25/F/A/X/T. Está localizado a 8 km a Sudoeste do centro da cidade de Cascavel, na Avenida Itelo Webber s/nº – Bairro Santos Dumont – CEP 85.804-810.

Possui um Terminal de Passageiros com 839,5m² e pista com dimensões de 1.780 x 45 metros, revestida em asfalto e equipada com iluminação que permite a operação noturna, com área de estacionamento para 160 veículos.

Opera através de regras de voos VFR (Regras de Voos Visuais) e IFR Não Precisão (Regras de Voos por Instrumentos) diurno e noturno.

Conta também com serviços de Centro de Meteorologia de Aeródromo – CMA, Comunicações e Radionavegação, realizados por intermédio da Estação Permissionária de Telecomunicações Aeronáuticas – EPTA.

Possui serviço de abastecimento de combustível para motores á reação, disponível no período diurno. O serviço de resgate e combate à incêndio previsto no ROTAER ainda é CAT-4, estando em transição para CAT-6.

Possui sistema de abastecimento de combustível para aeronaves JET-AI e AVGAS (Querosene e Gasolina de Aviação). Conta com serviços de segurança e facilitação, tais como aparelho de Raios-X, pórtico detector de metais na sala de pré-embarque, sistema de credenciamento para acesso às áreas restritas, Supervisores e Agentes de Proteção da Aviação Civil (APAC) e Operadores especializados de equipamentos de Raios-X devidamente credenciados pela ANAC, esteira de bagagens, carrinhos para transporte de bagagens, salas de pré embarque e desembarque climatizadas e sistema de som, sistema informativo de voos, além de Seção Contra Incêndio (SCI) operada em parceria com o Corpo de Bombeiros e efetivo de Bombeiros de Aeroportos do Município de Cascavel.

Fonte: Aviação Brasil (estatísticas) e Cettrans (histórico do aeroporto)

Deixe uma resposta