Além de permitir o pouso e decolagem de aeronaves de maior porte, a nova pista do Aeroporto de Macaé, que começou a ser construída em junho deste ano, vai fazer com que o terminal se torne o único do Brasil para operações offshore com duas pistas. Com investimento total de R$ 220 milhões, da Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o aeroporto, a obra será concluída em abril de 2025.

Quando for entregue, a nova pista com 1.410 metros de extensão vai elevar a categoria do aeroporto e será utilizada para atender os voos comerciais. O aeroporto que hoje é homologado para receber aeronaves de classe B, poderá operar com aeronaves de código C, como o Embraer 195. Atualmente, os voos comerciais estão suspensos temporariamente para viabilizar a construção, mas poderão ser retomados a partir de abril de 2024. A liberação em apenas 10 meses é o resultado de um estudo desenvolvido pela Zurich Airport Brasil para otimizar processos na obra, além da ampliação do investimento na construção.

Já a pista atual, seguirá sendo utilizada para operações offshore. Mesmo com a obra em andamento, os voos de aeronaves de asa rotativa, como helicópteros, que hoje são o principal movimento do Aeroporto, continuam operando de maneira regular. Atualmente, o Aeroporto de Macaé responde por cerca de 55% das operações offshore na região.

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