Atualizamos os números operacionais do Aeroporto de Parintins, no Amazonas. Neste trabalho inédito apresentamos informações do histórico de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto de 2000 a 2020, a participação de mercado das empresas em operações domésticas nos últimos 5 anos, entre 2016 e 2020, e finalizando com os voos vigentes no aeroporto.
Vejam os números operacionais do aeroporto, atualizados pelo Portal Aviação Brasil

Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam em Parintins, voos domésticos de passageiros

Um pouco da história
O Aeroporto de Parintins possui uma pista de 1800x30m asfaltada e é servida pela MAP Linhas Aéreas (VoePass) com voos para Manaus.
Foi inaugurado no dia 20 de setembro de 1982. Antes disso, o aeroporto localizava-se no bairro de Palmares, onde atualmente se localiza o Bumbódromo e o conjunto Macurany, mas, com o crescimento da cidade, foi transferido para a região do Parananema zona rural/suburbana do Município, distante 8km do centro da Cidade
Foi no antigo aeroporto, que em 1933, pousava um Sikorsky S-38 da Panair do Brasil, que fazia a linha Belém – Breves – Gurupá – Prainha – Monte Alegre – Santarém – Óbidos – Parintins – Itacoatira – Manaus.
- Os dados anteriores ao ano 2000 estão sendo levantados pelo Portal Aviação Brasil para breve publicação e atualização desta matéria.
Fonte: Aviação Brasil
Voos em Operação
