Os aeroportos de Fortaleza e Porto Alegre, administrados pela Fraport Brasil, apresentaram excelentes números operacionais em relação aos voos internacionais.
O aeroporto de Fortaleza registrou no primeiro trimestre de 2024 a mais expressiva performance na era pós-pandemia. Nos meses de janeiro, fevereiro e março, foram mais de 100 mil passageiros, em cerca de 550 pousos e decolagens internacionais na capital cearense. O aumento foi de mais de 50% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 66.311 passageiros.
A TAP, companhia aérea que faz a rota direta Fortaleza – Lisboa, atingiu a marca histórica transportando 48 mil passageiros neste primeiro trimestre de 2024, o que representa um aumento de 30% comparado ao mesmo período do ano anterior. Dos destinos internacionais diretos de Fortaleza, atualmente a TAP opera nove voos semanais para Lisboa, a Air France três voos semanais para Paris, a Latam três voos para Miami e a Gol dois para Buenos Aires e um para Miami.
Já o aeroporto de Porto Alegre apresentou no primeiro trimestre de 2024 crescimento de tráfego internacional. Nos meses de janeiro, fevereiro e março foram mais de 96 mil passageiros, em cerca de 900 pousos e decolagens internacionais na capital gaúcha. O aumento foi de 20% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 79.998 passageiros.
Além disso, a partir de abril, a empresa aérea Aerolíneas Argentinas dobrará as frequências da rota Porto Alegre – Buenos Aires. Serão de seis para 12 voos semanais, um incremento de mais 6,5 mil passageiros no mês. Outro destaque internacional é o aumento de voo para a Cidade do Panamá, com acréscimo de quatro para sete partidas semanais (mais 4,5 mil passageiros por mês).
Além destes destinos internacionais diretos de Porto Alegre, atualmente há Lima, que aumentou de três para quatro frequências, Lisboa com três voos semanais, Montevidéu com dois por semana e quatro para Santiago.