A Aerosur transportou 75.481 passageiros em 2008 rota Bolívia – Brasil – Bolívia. Houve uma perda de 3,5% na demanda para o Brasil. A empresa possuí 62,66% de market-share na rota. Em carga foram transportados 728.562kg na rota. A Aerosur possuí 33,25% de share para cargas na rota, atrás da GOL com 52,27%.
A Aerosur foi criada em Abril de 1992 como uma empresa aérea regional sediada em Santa Cruz de la Sierra. Seu vôo inaugural ocorreu no dia 24 de agosto do mesmo ano com um avião bi-motor Metro.
Em 1994 possuía uma frota de 4 BAe 146-100, 4 Let 410 e 3 Metro 23. Na Bolívia atendia as cidades de La Paz, Santa Cruz, Cochabamba, Sucre, Tarija, Trinidad, Cobija e Puerto Suarez. Em 1995 começou a operar vôos charters para Campo Grande e Cuiabá. Em 1996 a Aerosur já dominava 58% do mercado doméstico com uma frota de 3 Boeing 727-200 e 3 Swearingen Metro III.
Em 2000 passou por uma grave crise, chegando a operar somente com um Boeing 727, mas se readequou e fretou aeronave da Taca para manter operações.
Em 16 de julho de 2002 inaugurou sua primeira rota internacional, Buenos Aires. No ano seguinte começou a operar em Lima, no Peru.
No início de junho de 2004 passou a oferecer cinco freqüências semanais entre São Paulo e Santa Cruz de la Sierra. No final daquele ano passou a ter seis vôos semanais, alternando a operação entre os Boeing 727-200 e Boeing 737-200. Passou ao mesmo tempo a ofertar um nostálgico vôo a bordo de um Douglas DC-3 entre as cidades de La Paz, Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra para Salar de Uyuni e Rurrenabaque. Em novembro o vôos para São Paulo passaram a ser diário.
Em agosto de 2006 adquiriu um Boeing 757-200 para operar três vôos semanais até Miami.
Em 2007 criou um centro de manutenção em Cochabamba e uma subsidiária no Paraguai, a Aerosur Paraguai.
Em agosto de 2008 iniciou vôos com um Boeing 767-200 em rotas para Argentina, Brasil e Estados Unidos e recebeu também um Boeing 747-300 para as linhas européias que foi devolvido e substituído pelo da série 400, recebido em novembro de 2009. Em 2010 iniciou a troca dos Boeing 727-200 por Boeing 737-300.
Em 18 de maio de 2012 suspendeu suas operações, devido graves problemas financeiros.
Frota atual: 06 Boeing 727-200, 05 Boeing 737-200 Adv, 01 Boeing 737-300, 01 Boeing 747-400, 01 Boeing 767-260ER
Cidades: Asunción, Buenos Aires, Cobija, Cochabamba, Cuzco, La Paz, Madrid, Miami, Puerto Suarez, Salta, Santa Cruz de la Sierra, Sao Paulo, Sucre, Tarija e Tucuman