A Aeronaves Peruanas foi formada em 16 de setembro de 1956 e tinha como propósito inicial prover serviços de Lima para outras cidades da América do Sul e do Norte. A APSA se aliou no início a uma empresa hondurenha chamada TAN Airlines e também com a Ecuatoriaana, pois queriam beneficiar-se de acordos bilaterais entre alguns países para se protegerem de um suposto cartel que já existia no setor e também de empresas mais fortes.

O início de seus vôos deu-se em 17 de junho de 1957 com um Curtiss C-46 para Santiago com escala em Antofagasta. Em 6 de agosto passou a voar para Tegucigalpa com escalas em Talara e Managua, vôo este que seguiu dias após para Miami.

Em 13 de julho de 1960 passou a voar com o Douglas DC-6 para Miami via Panamá. Em 1961 esta linha prosseguira para Washington e Montreal, no Canadá. Em novembro de 1963 a empresa recebeu um Convair 990A para suplementar os vôos com os Douglas DC-7. Em 7 de novembro de 1964 a APSA passou a operar no Rio de Janeiro, com escalas em Lima. esta rota depois passou a ter escalas na cidade do Panamá e São Paulo. Ainda naquele ano a empresa chegava a Assunção e Montevideo. Em fevereiro de 1965 chegou o segundo Convair CV-990A e a partir daí foram abertas novas rotas para a Cidade do México e Los Angeles em 18 de agosto de 1966 e também para Londres, com escalas em Madrid e Paris em 1969. Naquele ano a APSA recebeu da Iberia um Douglas DC-8-52 para dar vazão a sua expansão na América Latina.

Seu grande crescimento porém durou pouco! Com as dívidas assumidas das aeronaves a APSA entrou em um grande colapso financeiro e suspendeu seus serviços no dia 3 de maio de 1971.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here