A Boeing e a All Nippon Airways (ANA) entraram para a história da aviação ontem, quando um 787 Dreamliner voou pela primeira vez usando em parte biocombustíveis sustentáveis.
“O 787 é o avião ambientalmente mais avançado hoje em dia, combinando a eficiência de combustível e o conforto para passageiros com emissões de carbono reduzidas”, afirma Billy Glover, vice-presidente de Políticas Ambientais e Meio Ambiente de Aviões Comerciais.
O voo entre o centro de entrega da Boeing, em Everett, Washington e o Aeroporto de Haneda, em Tóquio, também é o primeiro voo transpacífico com biocombustível.
“Nosso voo histórico usando biocombustíveis sustentáveis através do Oceano Pacífico mostra como a tecnologia inovadora pode ser usada para apoiar a nossa meta de crescimento da neutralização de carbono para 2020”, disse Osamu Shinobe, vice-presidente executivo sênior da ANA.
O 787 voou com biocombustível à base de óleo de cozinha usado e emitiu cerca de 30% menos CO2, em comparação aos aviões atuais de tamanho similar. Da redução nos gases do efeito estufa, cerca de 10% pode ser atribuído à utilização de biocombustível e, aproximadamente, 20% aos avanços da tecnologia e eficiência já oferecidas pelo Dreamliner.
Feito principalmente de materiais compósitos, o Boeing 787 Dreamliner é o primeiro avião de médio porte capaz de voar rotas de longo alcance e irá permitir que companhias aéreas abram novas rotas sem escalas, preferidas pelo público viajante.
A Boeing está na vanguarda do esforço global para desenvolver biocombustíveis de aviação sustentáveis como parte da estratégia da indústria para reduzir suas emissões de carbono.