A Bombardier Aerospace anunciou hoje que a Transport Canada e e European Aviation Safety Agency concederam Certificados de Tipo de aeronave para o jato regional de 100 assentos CRJ1000 NextGen.
O maior membro da família da série de jatos regionais CRJ, a aeronave CRJ1000 NextGen foi lançada oficialmente em 19 fevereiro de 2007 para atender às exigências das companhias aéreas regionais para aumentar a capacidade e reduzir o custo de assento/milha em face de aumento sustentado dos preços do combustível.
O programa de teste de vôo da aeronave CRJ1000 NextGen foi realizado no Centro de Teste de Voo da Bombardier, em Wichita, Kansas, e a aeronave de teste acumulou aproximadamente 1.400 horas de voo em 470 missões de teste. O protótipo da aeronave CRJ1000 NextGen, número de série 19991, fez seu vôo inaugural com sucesso, a partir das instalações da Bombardier em Mirabel, Québec em 03 de setembro de 2008.
O avião CRJ1000 NextGen aumenta a orgulhosa tradição dos inovadores e originais jatos regionais: CRJ100/200 para 50 passageiros, do CRJ700 para 70 passageiros, do CRJ705 para 75 passageiros e do CRJ900 para 88 passageiros.
Todos os modelos têm o mesmo tipo de avaliação, além de comunalidadede manutenção e treinamento, de peças sobressalentes e equipamentos de apoio no solo, proporcionando a única verdadeira família de jatos que abrange 50-100 assentos.
“Eu não acho que alguém há 20 anos teria como prever como o jato regional iria transformar a indústria da aviação em todo o mundo”, disse Gary R. Scott, presidente da Bombardier Commercial Aircraft. “Estamos orgulhosos de ter introduzido o jato regional e estamos orgulhosos de nossa capacidade de ler o mercado e ter os maiores e mais rentáveis jatos regionais como o mercado exigia. Essa capacidade culminou na produção do magnífico jato regional CRJ1000 NextGen “.
A Bombardier registrou pedidos firmes para 49 aeronaves CRJ1000 NextGen, sendo 35 da Air Nostrum da Espanha e 14 da de Brit Air da França.
A família de aeronaves CRJ NextGen é uma referência para a eficiência de jatos regionais no segmento de 60 -100 assentos e é a solução otimizada para rotas de médio curso. A Bombardier registrou pedidos firmes para um total de 1.709 aeronaves da Série CRJ. Em de 31 de julho de 2010, 1.597 dessas aeronaves da Série CRJ já tinham sido entregues a clientes em todo o mundo. As aeronaves da Série CRJ operam em mais de 60 companhias aéreas e tem registrados mais de 28 milhões de horas de và ´o e mais de 23 milhões de ciclos decolagem e aterragem. Além disso, as variantes corporativas da Série CRJ operam em mais de 30 operadores.