O turista brasileiro que embarca ou desembarca no Porto Alegre Airport conta, agora, com um serviço de controle de passaportes automatizado.
O sistema e-gate torna o processo de entrada e saída do país mais ágil para os nativos. Sem a necessidade de passar pelo guichê da Polícia Federal, o passageiro entra em uma fila específica para utilizar um sistema específico.
No total, são sete máquinas, três na área de embarque internacional e quatro no desembarque internacional. Ao chegar no equipamento, o passageiro deve colocar o passaporte (com chip) sobre o leitor, com a página fotográfica brilhante com a face para baixo e segurar firmemente por aproximadamente cinco segundos.
O portão abre, a pessoa entra e se posiciona com os pés sobre a marcação. Uma câmera de reconhecimento facial realiza a leitura e libera a segunda porta para o passageiro se dirigir à sala de embarque internacional. Para facilitar este processo, recomenda-se a remoção de qualquer capa de passaporte.
O sistema cruza as informações do documento e foto com o sistema da Polícia Federal. Em caso de incoerência no cadastro, o passageiro é orientado (por mensagem que aparece na tela) a procurar um agente de imigração em um dos guichês de atendimento.
Lembrando que o sistema é exclusivo para cidadãos brasileiros acima de 18 anos com passaporte brasileiro válido e emitido pela própria Polícia Federal, não sendo considerados passaportes emitidos pelos consulados.
Este sistema foi instalado pelas empresas SITA e Dormakaba e torna o processo de passar pelo controle de fronteira mais rápido e eficiente.