Foto: Alexandre Barros

O Aeroporto Internacional de Porto Alegre, Salgado Filho, foi concedido à iniciativa privada em leilão realizado em março de 2017. A vencedora do processo foi a concessionária Fraport AG Frankfurt Airport Services, que desde janeiro de 2018, passou a operar o aeroporto pelos próximos 25 anos, conforme contrato de concessão assinado com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Em 1951 o Aeródromo de São João ganhou o nome de Aeroporto Internacional Salgado Filho, em homenagem ao político gaúcho, que se destacou como ministro do Trabalho e ministro da Aeronáutica. O novo Terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho foi inaugurado em 2001, ainda sob administração da Infraero.

O Aeroporto possui uma pista de 2280x45m asfaltada e atualmente possui voos para Belo Horizonte, Brasília, Buenos Aires, Campinas, Chapecó, Córdoba, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Foz do Iguaçu, Lima, Lisboa, Maceió, Montevidéu, Navegantes, Panamá, Pelotas, Porto Seguro, Recife, Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Rosário, Salvador, Santa Maria, Santo Ângelo, São Paulo (Congonhas e Guarulhos) e Uruguaiana.

Algumas empresas internacionais operam no aeroporto, como a Aerolineas Argentinas, Austral, Avianca Peru, Copa Airlines e TAP Air Portugal. A Amaszonas del Paraguay deixou de operar em junho de 2018 devido baixa demanda.

Veja os dados de Porto Alegre de 2000 a 2020, considerando até o mês de agosto. 

Oferta de Voos no Aeroporto por Companhia e Destino

Market-Share Mensal de 2020 – Quem mais transportou no doméstico, mês a mês

Deixe uma resposta