Aeroporto Internacional de Florianópolis (Floripa Airport)

1814
Foto: Floripa Airport

O novo terminal do Floripa Airport, subsidiária do grupo Zurich Airport, concessionário do aeroporto, entra em operação no próximo dia 1º de outubro de 2019. A Zurich Airport ganhou a concessão do Aeroporto Internacional de Florianópolis em março de 2017 para operá-lo por 30 anos e detém 100% da operação do aeroporto.

Este aeroporto teve como início de sua história, no ano de 1923, as obras no campo da Ressacada, que abrigaria o então Centro de Aviação Naval de Santa Catarina. O Ministério da Aeronáutica, em 1955, inaugurou um terminal de passageiros, sob a gestão do antigo DAC – Departamento de Aviação Civil, no qual passou a empregá-lo aos embarques e desembarques.

Em 1974 a Infraero passou a administrar o aeroporto e nos anos seguintes foram inaugurados o terminal de cargas e um novo terminal de passageiros. A pista principal, de números 14/32, com 2.300m de comprimento por 45m de largura, foi aberta ao tráfego público em 1978.

Em 3 de outubro de 1995 o aeroporto foi elevado à categoria de Internacional pelo então Ministério da Aeronáutica.

A Floripa Airport assumiu em 03 janeiro de 2018, o comando da operação do Aeroporto Internacional de Florianópolis. E o ponto de partida foi no atual terminal onde investiu R$ 5 milhões em melhorias para melhorar a eficiência e o conforto.

A partir de 1° de outubro de 2019, Florianópolis e Santa Catarina terão um novo aeroporto. Mais acolhedor, mais bonito, mais moderno e muito mais eficiente! Com tamanho quatro vezes maior que o atual, o novo terminal conta com 49 mil metros quadrados e tem capacidade para 8 milhões de passageiros por ano. Terá também os aguardados fingers. Serão 10 pontes de embarque, que conectam o passageiro diretamente à aeronave. O terminal antigo não tem nenhum.

O design e as cores foram inspirados nas belezas e linhas da Ilha, e o novo aeroporto de Florianópolis será por si só uma atração na cidade. Junto com a abertura do novo terminal, será inaugurado também o Boulevard 14/32, um novo destino de entretenimento, serviços e compras. O Boulevard 14/32, nome que faz referência às cabeceiras da pista principal do aeroporto – 14/32 -, terá uma agenda anual de eventos e um mix de marcas-desejo, como a primeira Starbucks do Brasil fora do eixo Rio-São Paulo.

O novo terminal e o Boulevard 14/32 somam juntos investimentos de R$ 570 milhões. O Boulevard 14/32 é a primeira grande praça de eventos, lazer e compras de aeroportos no Brasil. O novo aeroporto de Florianópolis, cidade que é o segundo destino mais procurado por turistas estrangeiros do país e hoje é um dos principais polos tecnológicos do Brasil, implementará um conceito aeroportuário inédito no país, mas já consagrado no exterior: a ideia de que um aeroporto não é só um lugar de passagem, mas um lugar para se estar. Corroboram com esta premissa a própria construção do Boulevard 14/32, do terraço panorâmico (estrutura que não existe em nenhum outro aeroporto do Brasil) e o conjunto de mais de 50 estabelecimentos comerciais, que vão além de lojas, cafés e restaurantes – reunindo salão de beleza, supermercado compacto e empreendimentos de lazer.

A LATAM Airlines Brasil será a primeira empresa a operar voos no novo terminal de passageiros de Florianópolis. Logo após a sua inauguração, em 1º de outubro, a companhia passará a atender todos os seus passageiros no novo terminal da capital catarinense. O check-in da LATAM na nova área será aberto às 2h e o seu primeiro voo, LA9046, decolará às 4h com destino a São Paulo (Guarulhos).

Mais detalhes do novo terminal

Dois andares, um para embarque e outro para desembarque.
10 pontes de embarque
2.580 vagas de estacionamento
Área comercial: aproximadamente 5.000 metros quadrados
Check-in: número de guichês – 45 posições
Esteiras de restituição de bagagem: 8, sendo 2 internacional, 5 domésticas e 01 reversível
Portões de embarque: 13 portões de embarque, sendo 2 internacionais, 11 domésticos