Aeroporto de Cacoal

Azul - ATR 72

Atualizamos os números operacionais do Aeroporto de Cacoal, em Rondônia. Neste trabalho inédito apresentamos informações do histórico de passageiros embarcados e desembarcados no aeroporto de 2000 a 2020, a participação de mercado das empresas em operações domésticas nos últimos 5 anos, entre 2016 e 2020, e finalizando com os voos vigentes no aeroporto.

Vejam os números operacionais do aeroporto, atualizados pelo Portal Aviação Brasil

Participação de mercado dos últimos 5 anos, das empresas que operam em Cacoal, voos domésticos de passageiros

Um pouco da história

O Aeroporto de Cacoal foi inaugurado em 27 de março de 2010. De 2011 a 2013 a TRIP foi a única operadora no aeroporto. Desde 2014 somente a Azul opera em Cacoal.

O projeto do aeroporto de Cacoal nasceu em 1990, durante uma audiência do deputado Nilton Capixaba com o ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Na oportunidade, o parlamentar apresentou ao presidente um projeto para construção do aeroporto na cidade, porém, somente 20 anos depois, que o aeroporto foi construído. O antigo aeroporto de Cacoal foi desativado por resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em 03 de junho de 2009 e o novo aeroporto foi inaugurado no ano seguinte.

Como melhorias, a Infraero firmou contrato com o Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER-RO), para a execução de serviços especializados de medição de atrito e de macro textura nas pistas de pousos e decolagens do aeroporto.

Os serviços de medição de atrito e de macro textura são necessários para a verificação e o monitoramento do nível de aderência entre o pneu da aeronave e o pavimento de forma a garantir ainda mais segurança às operações aeroportuárias. Já a ação de remoção de borracha – deixada pelas aeronaves no momento do pouso – é uma atividade de manutenção periódica a fim de garantir a melhor qualidade de operação da pista.

Voos em Operação

Deixe uma resposta