Cubana (Cuba)

Um pouco da história, rotas operadas no Brasil, seu desempenho desde 1994 e, também, sua frota atualizada

Uma empresa que nasceu sobe denominação de Compania Nacional Cubana de Aviacion Curtiss em 8 outubro de 1929. Iniciou voos em 1930 utilizando um Ford 4-AT. Em 6 de maio de 1932 a Pan American adquiriu a empresa e passou a se chamar Compania Nacional Cubana de Aviacion. Em 1945, renomeou-se para Compania Cubana de Aviacion e realizou seu primeiro voo internacional com um Douglas DC-3, tendo como destino a cidade americana de Miami. Em 26 de abril de 1948, com um Douglas DC-4 alugado da Panam, a Cubana realizou seu primeiro voo transatlântico, ligando Havana a Madrid, com escala em Açores.

Em maio de 1953 a Cubana foi autorizada a voar para New York e também a realizar as linhas Miami – Varadero, Havana – Porto Príncipe e Havana – México. A empresa chegou a comprar 3 Lockheed 049 Constellations para operar as linhas.

Em 22 de novembro de 1954 a Cubana operou com os Lockheed L1049A Super Constellations nas linhas de Madrid e México. Um modelo 1049G chegou pouco tempo depois e entrou na rota diária de New York em 14 de março de 1956. Em dezembro de 1955 a Cubana comprou 3 Vickers Viscounts que entraram em serviço em 25 de maio de 1956.

As aeronaves britânicas causaram boa impressão na Cubana e em agosto de 1958 a empresa decidiu comprar dois Bristol Britannia que entraram em operação na linha do México e na linha de New York em 22 de dezembro de 1958.

Em 1959 o governo de Cuba reorganizou a empresa que passou a ser chamar Empresa Consolidada Cubana de Aviacion e aeronaves russas passaram a ser utilizadas. Para os serviços internacionais chegaram os aviões Ilyushin IL-18 e para os voos de curta distância os Ilyushin IL-14 e Antonov AN-24, sendo este introduzido na frota em 1960.

Em 26 de junho de 1971 a Cubana pousou em Santiago do Chile com escala em Lima. Em 24 de abril de 1972 o primeiro jato que chegou a frota da Cubana foi um Ilyushin IL-62 que entrou em operação para Madrid, via Açores. Os IL-62 substituíram também os Britannia na rota Havana – Praga em 19 de setembro de 1972 e inauguraram serviços para Berlim em 3 abril de 1973.

Os Ilyushin IL-18 trabalharam em rotas mais curtas e atenderam as cidades de Georgetown, Guyana, Port of Spain e Bridgetown em 3 de outubro de 1973. Para as linhas domésticas a Cubana recebeu os IL-18 e Antonov 24 que substituíram os IL-14 recebidos no início dos anos 60. Ainda chegaram as aeronaves Tupolev Tu-154 e os pequenos Yakolev Yak-40 e Yak 42 para curtas distâncias. Em fevereiro de 1976 a Cubana alugou da Air Canada um Douglas DC-8-43.

Com o fim da União Soviética no final dos anos 80, aeronaves ocidentais voltaram a fazer parte da frota da empresa e um Douglas DC-10, da AOM, foi constantemente utilizado na empresa, assim como o Fokker F27.

Em 1993, após o acordo bilateral entre Brasil e Cuba, a empresa começou a operar a rota Havana – Barbados – São Paulo com Ilyushin IL-62 uma vez por semana. Cubana - F-GNME Em 1997 arrendou uma aeronaves Douglas DC-10-30 da AOM e Boeing 767-300ER para operar linhas para a Europa. Em 1999 realizou a troca na rota de São Paulo do Ilyushin 62 por Airbus A320 que foi novamente trocada em 2000 por um Douglas DC-10-30. No ano de 2002, a Cubana voltou mais uma vez a introduzir o velho Ilyushin IL-62 na rota. Em 2004 suspendeu seu voo para São Paulo. Em agosto de 2005 encomendou 3 Antonov AN 148-100. Em 2007 recebeu o novo Tupolev TU-204.

Em 2013 voltou a atender São Paulo, com um voo semanal, alternando o equipamento entre o Tupolev 204 e o Airbus A320. Este voo continua de forma não regular, assim como voos esporádicos para o Rio de Janeiro, Manaus e Brasília.

Frota da Empresa

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Last Updated on setembro 17, 2022 by Alexandre Barros (Aviação Brasil)