A Air France e a KLM trocarão seus pedidos firmes restantes pelos Airbus A350 e Boeing 787 e buscam ganhos de eficiência da frota por meio de harmonização e crescimento acelerado de aeronaves similares em ambas as companhias aéreas, informou o Air France-KLM Group em 28 de junho.
Em 2021-2023, os seis restantes Boeing 787 encomendados pela Air France serão transferidos para a KLM, e os atuais Airbus A350-900 a pedido da KLM serão transferidos para a Air France.
O anúncio surge no momento em que o CEO da Air France-KLM, Ben Smith, está olhando para uma estratégia futura depois de assumir o comando do grupo em setembro passado e focando inicialmente em acalmar a disputa da força de trabalho que custou ao seu antecessor seu trabalho.
A simplicidade e a eficiência da frota são peças-chave da estratégia que a Smith quer implementar em uma tentativa de reduzir a diferença de rentabilidade dentro do grupo entre a Air France e a KLM e externamente com os parceiros europeus da Air France-KLM e o Grupo Lufthansa. .
Smith está buscando melhorar o desempenho em meio a um contexto de piora para toda a indústria européia de transporte aéreo, com altos preços dos combustíveis, interrupção e intensa competição dos LCCs, aumentando a pressão por operadoras de rede.
A Air France opera atualmente 9 Boeing 787-9 e uma aeronave adicional está programada para chegar em maio de 2020, resultando em uma frota de 10 Boeing 787-9 para a Air France no próximo ano. Além disso, a Air France receberá seu primeiro Airbus A350-900 em setembro de 2019. Já tem um adicional de 20 pedidos firmes, aos quais serão adicionados os sete Airbus A350-900 inicialmente destinados à KLM, para um total de 28 aeronaves, disse o grupo. .
Enquanto isso, a KLM opera 13 Boeing 787-9 e receberá seu primeiro Boeing 787-10 em junho de 2019, com a frota crescendo ainda mais para um total de 21 Boeing 787 até o final de 2020. Os seis Boeing 787 inicialmente destinados à Air France serão adicionados àquele para um total de 27 aeronaves.